quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Mãe de Todas as Crises?

Vasto Mundo
Li um texto há alguns anos que afirmava que somado todo acúmulo de dinheiro do mundo daria pra comprar todos os bens do planeta várias vezes, ai incluídos os recursos naturais. Em tom de crítica ao capitalismo financeiro a teoria remete à conclusão que mesmo o meio circulante (papel moeda) confeccionado pelos bancos centrais de cada país teria uma parte ficcional, por não se encontrar atrelado a riquezas materiais que justifiquem sua existência.

Observando a atual crise com olhos de quem não entende dos meandros da economia internacional é estranho ver como o americano comum deve somas de dinheiro muito superior à capacidade de pagamento, dando em garantias (as hipotecas) imóveis que não suprem as dívidas. E os bancos, entrando nessa ciranda, levaram à bancarrota as seguradoras, que podem ser seguidas por corporações outras áreas.

Se a crise não já tivesse beirando a porta do açougue e atrapalhando o financiamento do carro novo, até seria divertido ver os fanáticos do Mercado Financeiro batendo às portas dos Governos para salvar a “pátria”. Ainda não é o fim do capitalismo... É apenas o velho Estado emprestando dinheiro para reparar os erros do liberalismo e do consumo desenfreado.

3 comentários:

Nonato Raimundo disse...

Olá,mcaro amigo!
Passando para dizer-lhe q os links dos outros blogs/sites q estão em seu blog, nem um abre. O motivo: é prq a url de todos eles está repetido o "http://"
Retire um "http://"
Um abraço!
SOUSA NETO - Chapadinha-MA/Brasil

Alexandre Pinheiro disse...

Já ajeitei. Grato pela Participação. Abraço!

Nonato Raimundo disse...

Olá, amigo Alexandre!

Eu, de novo!!??
É que o Herbert Lago está de blog novo. A nova url do blog dele é:
http://www.herbertlago.blogspot.com

Um grande abraço... fica com DEUS!!!