quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Semente da Discórdia


Sobre a movimentação dos seguidores de Isaías, que têm realizado protestos e manifestações raivosas pela da cidade, vale destacar alguns fatos e propor algumas reflexões.

A Fatwa Chapadinhense
Foi só o TSE considerar Isaías inelegível e, por conseqüência, anular os votos a ele dados para começar os boatos de ameaças que mais parece com as fatwas – sentenças de morte por radicais islâmicos contra adversários ou ofensores da religião. Espalharam até que teria um homem capaz de matar Magno, Danúbia (prefeita) e o vice Antonio Prata, para depois cometer suicídio. Por essas e outras ninguém em sã consciência deve negligenciar a própria segurança como, aliás, estão fazendo Magno, Danúbia e Prata.

Autoridades Manifestantes
Outro fator de preocupação são as pessoas que estariam á frente da manifestação e suas ligações com o governo e com a cúpula da segurança pública do estado. Quem tem sido o porta-voz do movimento é o atual gestor da educação do estado Ormani Fortes, sobrinho de Isaías. O próprio Magno em ligação telefônica com a filha de Isaías, Isamara, considerou o diálogo travado como uma ameaça. Segundo Magno, Isamara disse que ele, Magno, era “o culpado de tudo” e Danúbia não assumiria a prefeitura em hipótese alguma. Para Magno o fato de Isamara ter cargo elevado no governo estadual (adjunta da casa-civil) e as ligações entre Isaías e o ex-ministro Edison Vidigal (marido da secretária de segurança) que esteve várias vezes durante a campanha apoiando o ex-prefeito, comprometem a independência das polícias no trabalho de contenção de qualquer excesso por parte dos inconformados.

Pelos Poderes de Magno
Nos discursos são freqüentes as acusações de que os ministros do TSE teriam sofrido influência ou até mesmo se corrompido para o Prefeito Magno. Sem atentar para os repetidos casos de maus gestores que têm sido cassados pela Suprema Corte Eleitoral - entre os quais estão Grachal em Mata Roma e o caso de ontem quando Antônio Belinati (PP), o mais votado para prefeito de Londrina (PR) no último domingo, que foi considerado inelegível – os seguidores de Isaías querem transformar em obra ilegítima de uma única pessoa (Magno) a tendência jurídica nacional de exigir correção no trato do erário e moralidade na política.

Jus Esperneandi
O direito de não concordar com decisões judiciais por meio de recursos é base de qualquer sistema jurídico democrático. Os advogados de Isaías teriam impetrado um recurso que recebe o nome de Embargos de Declaração que se destina a esclarecer pontos omissos, incoerentes ou obscuros do teor das decisões, que não parece haver na sentença proferida pelo colégio de ministros do TSE. Vale ressaltar que o embargo será apreciado pelos mesmos juízes que unanimemente já decidiram contra Isaías e segundo especialista em direito eleitoral as chances de o pleno rever sua própria decisão são praticamente nulas, tanto que no jargão jurídico um recurso como esse atende ao direito de espernear em vão, o chamado “Jus Esperneandi”.


Responsabilidade Ante a Vitória
Enquanto partidários de Isaías atribuem a ausência de Magno e Danúbia a receio ou insegurança quanto ao desfecho final do caso, a dupla trata de iniciar a transição do governo. Nesta quarta-feira ambos se reuniram, em São Luis, com os atuais secretários e assessores da futura prefeita. Durante o encontro Magno pediu aos membros de sua equipe que repassassem todas as informações para Danúbia. Sobre o clima tenso na cidade, lembrou que não comemorou a decisão contra Isaías para que não fosse visto como provocação e manifestou preocupação com a possibilidade de atos de violência e vandalismo, e, por fim, garantiu que irá procurar as autoridades judiciais e federais para que a comunidade chapadinhense continue a viver em paz.

Responsabilidade Ante a Derrota
Ao mesmo tempo em que legitimamente procura remédio jurídico contra o revés extraído do TSE o ex-prefeito Isaías devia acalmar seus seguidores em respeito à maioria de votos que obteve, para demonstrar que está a altura do cargo que persegue por anos e para segurança da cidade que ele tanto disse amar.

2 comentários:

Cleuma Almeida disse...

Será que essa semente não foi plantada por duas mãos (Magno e Isaias)? Magno com sua nata arrogância chamando 15.373 eleitores de idiotas e abestados. E Isaias utilizando-se da ignorância e, até mesmo, da paixãode de seus eleitores para criar um fato, externar sua raiva, sua decepção...
Não se pode dividir: os agressivos (eleitores de Isaias) x os civilizados(eleitores de Magno). Conheço muita gente boa e honesta que votou em Isaias e em Danúbia. E muitos pilantras e interesseiros que votaram neste e nesta.
Os dois grupos insultam-se mutuamente de diversas formas.
Penso que criou-se um estereótipo sobre os eleitores de Isaias. Estes são tachados de violentos, agressivos, baderneiros e até de analfabetos.
Todo esse clima em que vive Chapadinha é fruto do quão o Sr. Prefeito Magno é amado pelo "seu" povo.
É fruto do estado de ignorancia no qual nosso povo se encontra.
É fruto do oportunismo do sr. Isaias e do sr. Prefeito, que utitilizam-se de toda essa manifestação, o 1º para provar que é querido (voltar pelos braços do povo) e o 2º para desmoarlizar e manter os esterótipo do eleitos e do grupo do antigo prefeito.
Toda ação gera uma reação. É bom que os dois comecem a refletir sobre suas ações.
Quantos aos boatos, cidade pequena é cheia de boatos, em Chapadinha já teve até criança profetizando com alguns meses de idade.
Quem garante a origem destes boatos sobre atentados? E a quem estes beneficiam? Taí um bom tema de análise para os blogueiros de Chapadinha.

Alexandre Pinheiro disse...

Como a diferença de votos foi mínima, pouca mais de 1%, continuo considerando Magno e Isaías as lideranças mais importantes de Chapadinha. Esse texto não trata de satanizar um e santificar outro, tampouco transferir tal meniqueísmo para os eleitores de ambos. Erra quem desmerece o eleitor do outro e mais ainda quem trata todas as eleitoras adversárias de "Capitu"... Precisamos é chamar a atenção dos líderes para que não transformem nossa Chapada numa praça de guerra. A as autoridades policiais - minha grande preocupação no momento - para que não permitam que isso aconteça.