quinta-feira, 19 de março de 2009

“Territórios da Cidadania” do Baixo Parnaíba Realiza Oficina em Chapadinha*


A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário iniciou na manhã de hoje uma reunião com os integrantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial - CODETER (CIAT)- do Território Rural do Baixo Parnaíba. Durante o evento, que teve início na manhã de hoje e vai até amanhã, o órgão realiza Oficina Territorial de Apresentação da Matriz 2009, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha.
O programa “Territórios da Cidadania” foi lançado nacionalmente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 25 de fevereiro de 2008. A ação prevê que os 60 territórios do País com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixo dinamismo econômico recebam os principais programas do Governo Federal de forma integrada. Ao todo, são 135 ações de 15 ministérios para o desenvolvimento regional e garantia de direitos sociais, que beneficiarão mais de dois milhões de famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, pescadores e comunidades tradicionais em 958 municípios. Só durante o ano passado o programa investiu cerca de R$ 11,3 bilhões nas ações para melhoria de vida das comunidades.
“O Territórios da Cidadania é um esforço concentrado do Governo Federal para superar de vez a pobreza no meio rural. É uma soma de investimentos, políticas públicas coordenadas e participação popular que busca construir um outro mundo rural, com mais igualdade e mais produção. O País está crescendo e agora é necessário fazer um programa desta magnitude a fim de que cresça para todos”, ressaltou, em entrevista, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
Baixo Parnaíba
O Território da Cidadania do Baixo Parnaíba (MA), com 19.178,80 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Água Doce do Maranhão, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos. Com 336.659 habitantes, dos quais 197.082 (58,54%) vivem na área rural, o IDH médio do Território é 0,55. O Baixo Parnaíba tem 33.580 agricultores familiares, 4.693 famílias assentadas, 6.698 famílias de pescadores e 12 comunidades quilombolas.
*Matéria da Folha do Baixo Parnaíba (http://baixoparnaiba.blogspot.com/)

Nenhum comentário: