terça-feira, 25 de agosto de 2009

Justiça Condena Racista do Orkut


Leia a matéria Da Folha OnLine. Depois volto comentando.

"A Justiça Federal no Pará condenou um homem por racismo contra índios no site de relacionamentos Orkut. Decisão do juiz Wellington Cláudio Pinho de Castro determinou pena de dois anos e seis meses de reclusão, que foram transformados em prestação de serviços à Funai (Fundação Nacional do Índio).

Para cada dia de pena, ele deverá trabalhar uma hora, gratuitamente. Além disso, o condenado foi obrigado a pagar R$ 20 mil de multa. Cabe recurso.

O réu, cujo único nome divulgado foi Reinaldo, participava de uma comunidade virtual no Orkut chamada "Índios... Eu Consigo Viver Sem".

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria da República, ele era membro "ativo" do grupo e costumava se expressar "de forma extremamente racista e preconceituosa, em detrimento da imagem dos indígenas".

Em uma das mensagens deixadas no site e citadas no processo, Reinaldo dizia que os índios são "incapazes, não têm responsabilidade civil, portanto não existem". "Eu concordo com a política norte-americana, deveríamos matar todos os índios e passar a estudar a sua história 'pos morten'."

No final da tarde ontem, a reportagem não achou no Orkut a comunidade em que ele colocou o texto. Mas havia ao menos dois outros grupos com temática ofensiva a índios, o maior com 27 integrantes.

Segundo a assessoria da Justiça, em sua decisão o magistrado considerou "evidente a materialidade do delito".

Reinaldo disse, em sua defesa, que não teve vontade de ofender os índios e que não quis, com suas opiniões, incitar outros a agirem de maneira preconceituosa.

Mas, para magistrado, essa argumentação é falha, pois o réu é "pessoa esclarecida, absolutamente integrada ao meio social [...], que detém suficiente consciência para discernir sua conduta criminosa".

"As consequências do crime são graves, por disseminar e incitar ideais de intolerância, desprezo e racismo."

A reportagem procurou a assessoria do Google, dono do Orkut, para comentar a decisão. Até a conclusão desta reportagem, não houve resposta. "

Comentário nosso: Aqui mesmo em Chapadinha o Orkut já foi usado para praticar crimes. Além do racismo e de preconceitos quanto à classe social, os crimes contra a honra são os preferidos pela banda podre dos Internautas. A decisão noticiada acima, a primeira que se tem conhecimento sobre o assunto, é um recado direto para aqueles que usam um avanço tecnológico para revelar o que há de mais atrasado no ser humano.

Um comentário:

Ivanildo Lima disse...

Cadeia pra eles. Cadeia mesmo!