quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lobão Compara Lula x FHC

Do repórter Cirilo Júnior, da Folha Online, reproduzo, abaixo matéria de ontem. Depois volto comentando.

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) defendeu nesta quarta-feira que se faça comparações entre as realizações os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Lobão disse que isso não é feito de má-fé, e sim para que o povo tenha a exata noção das razões pelas quais vem dando ao presidente Lula altos índices de aprovação.

Ele acrescentou que a exposição das obras feitas pelo atual governo servem para mostrar que Lula cumpriu "muito bem" seu papel.

"Há quem não goste que se faça comparações entre os últimos governos. Não fazemos de má-fé, e sim, para que se tenha noção das realizações do presidente Lula. O povo aprova o presidente Lula, e precisa ter nítidas as razões dessa aprovação", afirmou o ministro, em discurso na cerimônia de inauguração do gasoduto Cabiúnas-Reduc 3, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Lobão, senador pelo PMDB, criticou as privatizações feitas nos anos 90, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Lembrou do caso da Vale, cujo valor de mercado atual é muito superior ao da época em que a empresa foi privatizada. O ministro, que fez parte da base aliada do governo anterior, exaltou o fato de a Petrobras ainda ser uma empresa estatal.
"No período anterior, estatais foram privatizadas. Imaginem se a Petrobras tivesse sido? O que seria do nosso pré-sal?", disse.

Comento:

O ministro maranhense tá mais que certo quando fala que o momento é de comparação. Mas, devemos comparar esses dois importantes homens públicos brasileiros com relação à questão programática e de grupo partidário de ambos. Há uma diferença de cunho ideológico claro. Especialmente quanto ao trato das camadas menos favorecidas. Tanto que nos 8 anos do tucano 2 milhões pessoas tiveram evolução sócio-econômica contra 23 milhões de brasileiros que saíram da linha de pobreza nos 7 anos do petista. É por isso que a Ministra Dilma, preferida de Lula, cresce a cada dia.

Nenhum comentário: