sexta-feira, 9 de abril de 2010

Campus de Chapadinha preenche 100% das vagas


Com a publicação da 6ª lista de espera da UFMA, na última quarta-feira (31), todas as vagas destinadas ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha foram ocupadas. Ao todo foram preenchidas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Agronomia, Zootecnia e Ciências Biológicas.

Para Jocélio Araújo, diretor do CCAA, o preenchimento de todas as vagas do Campus de Chapadinha comprova o sucesso do sistema de seleção implantado pelo MEC e a adoção do Enem pela UFMA. “O Enem possibilitou a democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que estudantes de outras cidades do Maranhão e até de outros estados fizessem as provas sem ter que gastar com deslocamento, alimentação e hospedagem”, disse.

Um exemplo é o do estudante de escola pública Ronaldo Silva Gomes, 19 anos. Natural de Pio XII-MA, ele foi selecionado na 1ª lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Agronomia do CCAA. “Me surpreendi com o resultado e fiquei muito feliz, pois sempre quis esse curso. Acho que essa nova forma de seleção possibilita aos alunos concorrer de forma igual”, declarou.

A aluna Cristina Coutinho Costa, de Imperatriz-MA, também comemora o resultado da seleção da UFMA. Ela foi selecionada na 3ª lista do Sisu para o curso de Zootecnia do CCAA e disse que está gostando muito das aulas. “Graças a essa nova forma de seleção eu pude vir para Chapadinha, pois agora a gente pode escolher o curso, ver a concorrência e decidir o que é melhor”, explicou.

Enem x vestibular tradicional

Jocélio Araújo informou também que o Enem superou o vestibular tradicional e os editais para ocupação de vagas ociosas (transferências interna e externa, portadores de diploma de curso superior, etc.). Segundo ele, de 2006 a 2009, mais de 60% das vagas oferecidas pelo CCAA ficaram ociosas. “Nenhum aluno foi matriculado nos três cursos no segundo semestre de 2008 e 2009, o que corresponde a seis turmas a menos. Felizmente esse problema não se repetiu com o Enem”, disse.

Além do prenchimento de todas as vagas, outro dado importante diz respeito à procedência dos alunos. De acordo com Jocélio, ao contrário do que se pensava, cerca de 92% dos alunos matriculados são provenientes do estado do Maranhão, sendo que apenas (8%) são oriundos de outros estados da federação. “Isso foi muito importante para a aumentar a autoestima dos alunos, pois agora eles sabem que concorreram com estudantes de todo o país e foram aprovados”, explicou. Para o diretor do Campus de Chapadinha, esse resultado vai melhorar os indicadores sociais do CCAA, devido a importância que o Centro representa para a messorregião do leste maranhense.

Por Ivandro Coelho

Nenhum comentário: