sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Flávio Dino: A Boa Nova na Política


Por: Almir Moreira - Advogado
Temos hoje um novo paradigma de política no Maranhão: Flávio Dino candidato ao Governo do Estado. A boa nova na política maranhense vai estar na Chapada nesta sexta-feira, ele não remete ao que se repete é a novidade neste pleito eleitoral. Parlamentar de destaque no Congresso Nacional, respeitado por seus pares, intelectual reconhecido e homem probo se apresenta ao Maranhão como uma opção real de mudança, como uma novidade na verdadeira acepção do termo.

A novidade nada diz se não houver nela uma relação com o que estar estabelecido. Só há novidade se existir este contra ponto. O novo é aquele que não envenena as nossas relações com o passado, sob pena de impedir a compreensão de nossas raízes, mas é o que o questiona no seu âmago e o fere de morte nos seus vícios e erros. Flávio se apóia em seu currículo e em seus postulados humanistas para ser uma viável alternativa de poder.

Há tempos os espertalhões roubaram ou copiaram algo que diferenciava de cara os Partidos ou políticos bem intencionados dos aproveitadores oportunistas: os programas partidários. Os grandes postulados humanistas e sociais, objeto de reflexão de socialistas e democratas, postos a disposição da sociedade aos poucos foram sendo copiados e imitados, e sem nenhuma vergonha autoritários dos mais variados passaram a assumir essas propostas. Aos poucos os programas dos Partidos praticamente se confundiram. Todos viraram democratas. Por isso nos dias de hoje a personalidade assume papel preponderante, o grande tema não é só o programa, o que pretende fazer, a intenção, mas, sobretudo, quem se propõe a fazer. Como se diz, não basta parecer honesto é preciso ser honesto; não basta dizer que é democrático, e implementar políticas públicas ao arredio dos verdadeiros interesses do povo é preciso de fato ouvir o Povo. Se os Hospitais não funcionam bem, porque construir outros tantos, por exemplo.

O blá-blá-bá, o lenga-lenga dito por quase todos os candidatos ao Governo do Estado, esbarra e é fácil de demovê-lo, quando se sabe da boca de quem parte. O tempo dos programas políticos ou das plataformas não passou, eles serão sempre o norte a ser seguido, mas hoje o que importa é saber quem pode implementá-los, quem reúne condições para ser o real dirigente. Flávio Dino dá de lambuja em todos os que se apresentam como concorrentes ao mesmo cargo, já foi testado como advogado, magistrado e político, e em todas essas experiências foi aprovado. Ergueu-se por conta própria, não anda de muletas, sabe o que quer para o Maranhão, e sabe por que sua vida foi vinculada ao lado dos mais autênticos movimentos sociais. Eis a boa nova: Flávio Governador do Maranhão.

Nenhum comentário: