terça-feira, 28 de setembro de 2010

Notas da Terça, 28 de setembro de 2010


Forçando a Ficha
Já expliquei várias vezes que o factóide que Vagner Pessoa lançou contra Magno Nota 10 nada tem com a famosa lei da Ficha Limpa. A Filha Limpa recai sobre candidatos julgados ou condenados por tribunais colegiados por crimes eleitorais ou comuns - caso de Jackson Lago, que foi cassado sob alegação de crime eleitoral ou de políticos que tenham renunciado para escapar de processo – como o exemplo de Joaquim Roliz. Magno não foi condenado nem em primeira instância por crime eleitoral ou renunciou a cargo portando não se enquadra na Filha Limpa e não depende do julgamento da validade dela pelo Supremo.

Sem Certeza
As pesquisas de opinião que tentam descobrir os eleitos para cargos proporcionais (deputados estaduais e federais) estão muito longe de obter o êxito das pesquisas para cargos majoritários. A pesquisa da Exata deixou de lado candidatos considerados eleitos para deputado estadual como Pavão Filho, Gardênia Castelo, e Marcelo Tavares. O próprio jornalista Luis Cardoso que publicou a lista explica que a eleição de deputados é fragmentada. Votos para tais candidatos são pulverizados.

Com Certeza
Se nenhuma pesquisa pode ser 100% segura pra indicar deputados eleitos os eventos de campanha de Nota 10 não deixam dúvida quanto a sua eleição. De Icatu a Coelho Neto, de São Luis a Barra do Corda, Chapadinha a Caxias o candidato tem sido por aclamado verdadeiras multidões. A foto que ilustra este post foi tirada em Brejo. Quem quiser conferir mais é só clicar o site oficial da campanha de Nota 10, aqui.

Marasmo Municipal
Muita gente tem comentado o marasmo desta campanha com relação a anterior de prefeito. Além dos rigores da justiça que tem dado mais equilíbrio a presente disputa, a eleição de prefeito é concentrada no município, se você perde um voto ele fatalmente irá pro adversário direto.

Retomando
Por falar nisso é notória a volta do domínio de seu grupo por Isaías. Vagner Pessoa chegou a ter campanha mais robusta agora o ex-prefeito parece ter conseguido retomar o controle e a tendência é que a filha Isamara tenha muito mais votos que o tio Vagner.

Candidata de Novo
Com uma boa votação e o pai inelegível Isamara dificilmente deixaria de ser a candidata do grupo à sucessão prefeita Danúbia. Resta saber o dirão os outros pré-candidatos de oposição.
Doutor Manoel
O Conselho Universitário da UFMA, em sessão realizada hoje (28) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Manoel da Conceição, a partir de proposição apresentada pelos professores Francisco Gonçalves, Marcelo Carneiro César Castro e Lyndon.

Nenhum comentário: