sábado, 18 de dezembro de 2010

Obras na Ataliba Começam na Segunda

Por: Willian Fernandes

A prefeita Danúbia Carneiro recepcionou, no início da tarde deste sábado, a equipe e as máquinas que irão realizar a obra de reconstrução de um trecho de cerca de 2km a Avenida Ataliba Almeida.

O maquinário está estacionado ao lado do Posto Pinheirão 1, no Bairro Angelim, onde as obras terão início, a partir da próxima segunda, 20 de dezembro.

De acordo com Artur Góes, coordenador administrativo da Edeconcil, empresa contratada para executar a obra, dentre as máquinas que chegaram hoje, existe uma, chamada recicladora, que será inaugurada em Chapadinha. Ele explicou que esta recicladora é única no Maranhão e substitui três máquinas. Ela tem capacidade para realizar serviços de terraplenagem em 1,5 km dentro de um dia de trabalho, diminuindo bastante o tempo para execução de uma obra deste tipo.

A prefeita Danúbia Carneiro fez questão de enfatizar que a obra será realizada exclusivamente com recursos próprios do município de Chapadinha. A obra foi licitada no valor de quase R$ 1.100.000,00 e não contará com nenhum centavo do governo estadual nem do federal.

Sobre a paralisação da primeira etapa da avenida, Danúbia disse que foi por causa do bloqueio de recursos do FPM em junho e julho, para pagar precatórios remanescentes da administração do ex-prefeito Isaías Fortes.

Ela lamentou ainda, a forma como foi realizado um protesto recentemente, justamente dois dias após ela anunciar a retomada da obra de reconstrução da avenida: “Eu só fico triste, porque enquanto estamos torcendo para as coisas darem certo, uma minoria de empresários insatisfeitos, que não tem condição de assumir uma obra dessa magnitude, com essa competência, que estamos trazendo para o município de Chapadinha e, quando dói o cotovelo, tentam criar manifestação. Mas eu entrego para Deus e deixo o povo discutir a questão, pois enquanto uns falam, eu trabalho. O povo sabe quem é traidor e quem é mentiroso”.

Danúbia já avisou que pretende inaugurar a nova pavimentação até o próximo dia 31. O encarregado da obra, José Macedo, disse que o término da obra depende muito das condições climáticas. Caso chova muito a partir de segunda-feira, o serviço de terraplenagem poderá ser prejudicado. Mas ele lembrou que depois que for feita a terraplenagem, a chuva não será empecilho para a realização das etapas seguintes.

A Edeconcil é a mesma empresa que asfaltou as avenidas do Bairro Areal recentemente. A população elogiou a qualidade do asfalto e a rapidez com que a obra foi executada. Macedo disse que o resultado do asfalto na Avenida Ataliba Almeida será ainda melhor, pois no Areal não foi possível fazer terraplenagem pelo fato de já existir o calçamento. No caso da Ataliba Almeida, será retirada toda a pavimentação existente e realizada a obra desde o início. Com isso, o resultado será uma obra com qualidade superior à do Areal, sem ondulações no asfalto.

A avenida terá largura de 8 metros. Além dos 2km que serão asfaltados, a prefeita informou que serão recuperados os trechos que estão danificados na parte que foi asfaltada no início do ano. Danúbia disse ainda, que vai asfaltar várias ruas do Centro e de bairros de Chapadinha.

Nenhum comentário: