terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Calma e Elegância Pro Ano Nascer Feliz

Vamos voltar aqui a bater um papinho, sobre as novas investidas da oposição virulenta, tão apegada ao ódio que nem o clima de paz das festas de fim de ano foi capaz de aplacar a ira. Não quero, mesmo!, Aviso que nada me faz perder o humor. Sei que algumas vezes essa minha relutância em devolver insultos os irrita mais ainda.

Mas, como estamos aqui é pra debater mesmo, lamento contrariar meu oponente que não gosta de ver reproduzido seus textos, não por refino estilístico, mas para melhor entendimento dos meus leitores, tenho que lançar mão de mais um Ping Pong com Antenor Ferreira.

“Sempre fui claro e honesto com os meus internautas e devo dizer que em começo de ano as coisas ficam difíceis, até mesmo para nós que trabalhamos em prol da informação com qualidade. É que nesse período muitos órgãos públicos entram em recesso, além das famosas viagens a descanso dos nossos “desgastados” gestores. Gente como a prefeita dessa cidade, que com certeza foi quem mais trabalhou e esteve presente em seu gabinete no ano de 2010. Mas, quem somos nós para duvidar e ou questionar as atitudes de nossa “digníssima”. Vamos ao que interessa.”

Poderia usar esse “nariz-de-cera” para dizer que a falta de assunto seja a tônica do resto do texto. Mas, acho que têm sim – como o leitor verá – pontos que merecem destaque. Já no primeiro parágrafo tem um conceito que merece uma ponderação: prefeito que trabalha é aquele que vive enfurnado em seu gabinete? Mesmo que o leitor não tenha simpatia pela figura da Danúbia - e em que pese o muito que se tem a fazer – deve procurar entre as avenidas do Areal, Gustavo Barbosa, Ataliba e outras vias, pra ser honesto, há de concordar que houve trabalho.

“SAÚDE PREMIADA I – recebi via mural de recados uma grave denúncia a cerca de saúde de Chapadinha. Veja abaixo o relato do internauta Manoel Ferreira: Caro amigo antenor a prefeita tirou do hapa 3 motorista efetivado e colocou 5 motorista contratado, e domingo ha noite chegou um acidentado e tinha que ir pra sao luis e nao tinha motorista os contratado nao tinha aparecidos para trabalha e um puxa saco dela conhecido por nairo foi atrais de um motorista conhecido como beiju que nao e funcionario da prefeitura.

Sem dúvida alguma mais um absurdo na saúde de Chapadinha e um caso que merece intervenção do Ministério Público. É inaceitável que se faça injustificáveis demissões em um dos principais setores dos serviços públicos do município de Chapadinha, essencial a vida de toda a população, de forma que o povo acaba sendo prejudicado.

Como uma prefeitura contrata motoristas e os mesmos sequer comparecem ao posto de trabalho? O pior é que, ao que parece, quem cumpre devidamente com a responsabilidade é que paga o pato.”

Sobre a questão dos motoristas e das ambulâncias comento abaixo. Reproduzi o trecho para não mutilar o texto e para reafirmar que considero o tema da saúde, o que merece mais atenção e responsabilidade no trato, quer dos gestores atuais, quer dos opositores que tiveram oportunidade de fazer melhor e não conseguiram e da sociedade usuária que tem que ser mais participativa na questão.

SAÚDE PREMIADA II - (quero antes de tudo destacar que essa pequena nota não pretende de forma alguma atingir a principal vítima do ocorrido, muito menos aproveitar um fatídico acontecimento com seu filho, situação com a qual me solidarizo e espero superação o mais rápido possível, para fazer politicagem).

Não pretende atingir nem fazer politicagem com o drama alheio, mas acaba atingindo e fazendo. Deve ter sido um surto de Chavez : “foi sem querer querendo”.

“CARO ANTENOR, FALEI DA ULTIMA VEZ QUE CHAPADINHA Ñ DISPUNHA DE MÉDICOS PLANTONISTAS NESTAS FESTIVIDADES FINAL DE ANO, POIS É, ATÉ O FILHO DO BLOGUEIRO DEFENSOR FOI VÍTIMA DA NOSSA SAÚDE PREMIADA DE CHAPADINHA, ESPERO QUE COM ISSO ELE ABRA O OLHO PRA NOSSA REALIDADE E PARA COM ESSE FAZ DE CONTAS E USE SEU MEIO DE INFORMAÇÃO PARA INFORMAR E NÃO PARA DISTORCER OS FATOS.

Lamentavelmente escancara-se assim a verdadeira face de Magno Bacelar e Danúbia Carneiro. Após ler o comentário postado em nosso mural busquei breves informações sobre esse acontecimento e notei que infelizmente o blogueiro em questão, num dos momentos mais difíceis de sua vida, não pode contar com aqueles, os quais sempre defende.”

Seu filho, segundo as informações a mim repassadas, assim como o padre Antonio, foi levado para capital São Luís em uma ambulância emprestada, dessa vez do município de São Benedito do Rio Preto. Fato revoltante.

Outro ponto a se destacar, algo que muito tem prejudicado aqueles que são obrigados a recorrer ao serviço de saúde pública desse município, é o precoce diagnóstico da real situação de pacientes, caso que fatalmente ocorreu com essa criança.

O despreparo da saúde pública de nossa cidade tem custado a perda de muitas vidas e por pouco não lemantamos a perda de mais uma.”

Novamente deploro que se tenha utilizado o fato sem esperar sequer a superação completa do filho do jornalista para, pusilanimemente e em meio ao drama, atingir o pai.

No que toca à situação da saúde em si, além de todas as dificuldades que o setor tem de sobra aqui e no resto deste país, considero que os órgãos do sistema municipal estão deixando de cumprir a obrigação de esclarecer indagações como as que têm surgido no noticiário local. Mesmo assim é necessário fazer algumas indagações que podem até não ter ligação com os fatos concretos, mas, por corriqueiras no serviço público, passamos a considerar:

1) Seria correto um dirigente público deixar na ativa funcionários que confundem sua obrigação funcional com política partidária e passam a boicotar o trabalho e a danificar equipamentos?

2) Se o município possui cinco ambulâncias, uma estivesse na manutenção , as outras quatro levando doentes pra São Luis, o município deveria contrariando orientação dos médicos determinar que este ou aquele paciente aguarde um retorno, "economizando" a ambulância na expectativa de que outro caso mais grave apareça depois?

3) Há algum escândalo em aproveitar uma ambulância que viera utilizar nossa estrutura hospitalar e deixar pacientes aos cuidados de Chapadinha, quando a agilidade do atendimento de nossos cidadãos assim exigir?

OUTRO LADO DA MOEDA – engraçado como para quem “detém’ a verdade, seja tão difícil elaborar uma resposta, perante seu nome ter sido citado num dos maiores escândalos do ano de 2010.

Claro que estou falando da polêmica envolvendo o irmão da prefeita, Junior Carneiro, acusado pelo crime de tentativa de homicídio, contra o filho do ex-deputado estadual Vagner Pessoa, Vagner Junior.

No último dia 28 de dezembro, três dias após o acontecimento, em tom de decepção por não o termos ouvido, quanto uma suposta segunda versão dos fatos, uma das páginas pertencentes ao atual governo divulgou que Junior Carneiro iria relatar sua versão. No entanto, já se passaram uma semana e nada foi publicado.

- que dificuldade para se falar a “verdade”, hein?

Mesmo que seja mais fácil provar a tentativa de factóide que a de homicídio, considero que Júnior Carneiro por ser irmão da autoridade máxima do município, por também ser servidor público e, principalmente, por não fazer jus à periculosidade e nocividade que tentaram lhe imputar, deveria mesmo ter vindo a público dar sua versão para os fatos, uma vez que prometeu fazê-lo.

DEFENSORIA PÚBLICA – há em nossa cidade um blogueiro pago pelo governo com o único propósito de rebater e defender publicamente, qualquer ofensa ou afirmação voltada a seus patrões.

Reparem bem para os termos usados. Não seria possível discordar sem ofender? Ah ta, aqui as defesas sempre são pagas os ataques é que são gratuitos. Ok!

O blogueiro que ao longo dos anos tem se destacado por suas reviravoltas e bruscas mudanças no modo de pensar e agir, deixando de lado o que para ele seria um bom modelo de governar, haja visto que um dia se colocou a disposição da sociedade para o cargo de gestor desse município, sendo oposição ao atual grupo governante, hoje age de maneira bem diferente, defende com unhas e dentes o governo atual de nossa cidade.

Quem tem idéia fixa é doente mental. As pessoas racionais mudam. Sou um militante político originário de um grupo com o qual divergi e depois me reconciliei. Basta uma breve pesquisa neste blog pra ver que discordei em pontos do atual governo porque tenho concepções e modelos a apresentar, só não estou disposto a usar qualquer divergência para facilitar o retorno dos atrasos de salários, perseguição a adversários, caos administrativo, saúde sob intervenção... Se alguma opinião atual ou das quais mantenho do passado servirem de algum modo para o retorno do atraso, eis o meu limite. Quando à boa lembrança de haver colocado-me à disposição pra governar Chapadinha, continuo pensando que essa honra requer conteúdo, não é pra qualquer um; chegar ao final do pleito sem ceder a pressões e tentações é para pouquíssimos.

Em uma recente postagem o blogueiro demonstra achar que nossa opinião é inválida ao despertar o olhar da sociedade para outras revoltantes situações do município, perante um momento em que a imprensa comprada bombardeia o grande triunfo do governo Danúbia, a conclusão do asfalto da Ataliba Vieira.

Para esse ilustríssimo uma única ação basta para calar a oposição e satisfazer todas as necessidades de um povo. Mente pequena, hein?

Quem se apegou com unhas e dentes nas “calamidades” da Ataliba não fui eu. Ainda quando a via estava precária eu dizia que este não era o único problema de Chapadinha. Era, talvez o mais visível, quiçá a melhor bandeira da oposição, que de tão afetada pela perda, responde com grosserias um simples desdém deste jornalista.

Concordo que buracos devam ser mostrados, mas sem o dramalhão cafona de sempre. Que tal legendar as fotos das fendas com palavras mais amenas tipo assim: “ai galera da prefeitura este buraco espera por vossos préstimos na rua tal”... Garanto que surtiria melhor efeito. Mas é só sugestão, viu! Querendo estás livre para continuar a “despertar o olhar da sociedade para outras revoltantes situações do município” ou ansiando qualquer orifício como ponto ideal para a sangria fatal de Magno e Danúbia como prova de sua abissal inteligência, fique a vontade.

Um comentário:

jotarocha disse...

Ja vi que em chapadinha tem tres grupos de politicos,dois que defendem interesses do poder e um que sofre com a falta de tudo que seria digno da confiança que lhes foi creditado.ah tinha esquecido que o governo municipal que esta no poder nao foi o povo quem elegeu por este motivo é que este mesmo governo deveria dar total apoio ao povo e mostrar que seria o merecedor da confiança destes sofredores principalmente na saude. mas serao apenas mas uma PROXIMA VITIMA da fome de poder.