quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PT de Chapadinha Discute Convite de Danúbia Com Dirigentes Estaduais

Do Blog do Eduardo Braga, com rápidos comentários nossos ao final.

As recentes mudanças no governo Danúbia Carneiro parecem que são para valer. Além das alterações em secretarias, departamentos e direções, a prefeita voltou a externar o desejo de contar com o Partido dos Trabalhadores em postos de destaque da administração municipal durante conversa com membros da direção executiva da legenda em Chapadinha.

A conversa, também relatada pelo professor Jânio Ayres, foi motivada pela necessidade de parceria entre os governos estadual e municipal para a manutenção da agência do Sine (Sistema Nacional de Empregos) em Chapadinha, mas tratou também de questões políticas do município.

Neste ponto, acompanhada pelo ex-prefeito e deputado estadual eleito Magno Bacelar, Danúbia lembrou da que, além a força que o partido já tem em âmbito federal e estadual, também deve crescer na região e e que seu governo está de portas abertas para quadros do partido assumirem cargos que possibilitem a aplicação de políticas públicas características do modo petista de governar.

Depois de um longo debate sobre a atual situação da cidade, os petistas presentes fizeram vários pedidos à prefeita relacionados à organização e a transparência da administração municipal, que foram todos aceitos pela prefeita, e, numa reunião em separado avaliaram que o diálogo deveria ser mantido e levado a conhecimento da direção estadual da legenda.

Com este objetivo foi enviada no início da semana uma comitiva de dirigentes do PT chapadinhense a São Luís. A comitiva tratou do assunto com o vice-governador do estado, Washington Luiz, e o secretário de Trabalho, Zé Antônio Heluy acompanhada de militantes de outros municípios do Baixo Parnaíba, já que o que ocorre em Chapadinha tem reflexos em toda a região.

Os militantes de Chapadinha informaram ao vice-governador sobre as últimas conversas no município e lembraram a inviabilidade de uma aliança do partido com o grupo do ex-prefeito Isaías Fortes, pela forma com que a legenda e os movimentos sociais eram tratados pela prefeitura na época de seus governos.

O vice-governador relatou aos presentes a conversa que tivera com a prefeita e o deputado estadual eleito na semana passada. Nesta conversa, segundo Washington, os dois já haviam falado sobre o desejo de aproximação com o PT e afirmou que veria com bons olhos a aliança, desde fosse respeitada a pauta reivindicada pelos petistas na reunião com a prefeita. "Temos ótimos quadros em Chapadinha e dentro da atual circunstância política do município, essa aliança representaria uma grande oportunidade de fortalecimento do partido", afirmou.

O secretário de Trabalho, Zé Antônio Heluy, aconselhou seus companheiros a se manterem fiéis à linha política do partido. "Quando eu declarei voto em Roseana em 2006 fui criticado por muitos, mas o tempo mostrou que eu estava certo. Vocês também não podem deixar de tomar a decisão certa porque irão desagradar este ou aquele", advertiu.

No dia seguinte foi a vez dos dirigentes de Chapadinha ouvirem o presidente do diretório estadual, Raimundo Monteiro, sobre o assunto. Para Monteiro, o processo de fortalecimento do partido no estado só tem sentido se for enraizado nos municípios. "Nós temos que considerar que o PMDB é o nosso maior aliado no país, no estado e é um dos principais partidos que apoiam a prefeita Danúbia Carneiro. Uma aliança com este grupo nada mais seria do que seguir a orientação nacional do partido", lembrou.

Ainda sem decisão tomada, o partido voltará a discutir o tema na sua base, reunirá o diretório municipal e dará uma resposta ao convite da prefeita até o dia 26.

Comento:

Em que pese nada ainda esteja definido, o diálogo aberto com partido de Lula e da presidente Dilma é o fato mais importante da política municipal, quiçá regional, nos últimos tempos. O atual gesto, bem como a ansiada presença do PT no governo, pode ser o que falta pra que as boas mudanças sejam mesmo pra valer.

Nenhum comentário: