segunda-feira, 25 de abril de 2011

Câmara de Chapadinha Dificulta Informações


Existe uma carência de ferramentas de controle da atividade parlamentar – principalmente nas Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores. No caso maranhense os comandos das Casas legislativas não têm nenhum interesse em fornecer as informações.

Mas, a internet pode ser um atalho para que eleitores acompanhem seus representantes nos Legislativos. Iniciativas como a de um grupo de estudantes de Gestão Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criadores do site Adote um Deputado, ajudam a fiscalizar os políticos.

No site, os 53 deputados federais mineiros têm um padrinho, responsável por fiscalizar a prestação de contas e a participação em seminários e debates. Doze dos parlamentares são acompanhados também por blogs.

O site mineiro é inspirado no Adote um Vereador, criado pelo Instituto Ágora para fiscalizar a Câmara paulistana. O projeto cresceu e inclui vereadores de Campinas, deputados estaduais paulistas e começa a se expandir para o Congresso, com informações sobre o deputado Tiririca (PR-SP) e os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Chapadinha: Câmara Fechada
Em Chapadinha quem desejar acompanhar as ações ou a falta das mesmas terá enormes dificuldades. O Palácio Legislativo (foto) não possui página na Internet, nem mesmo blog.  Com a facilidade de acesso à Internet só mesmo muita determinação em sonegar informações ao povo para explicar a falta de transparência da Câmara Municipal de Chapadinha.    



Com informações do Blog do Itevaldo

Nenhum comentário: