segunda-feira, 11 de abril de 2011

Chapadinha Precisa do SAMU


Enquanto não se consegue diminuir o índice de acidentes nas ruas de Chapadinha uma medida que poderia diminuir o número de vítimas fatais e melhorar atendimento de urgência para os 73 mil habitantes seria a implantação do SAMU 192 em nossa cidade. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido no Brasil como SAMU é uma idéia trazida da Franca, quando o país europeu iniciou as operações do Service d'Aide Médicale d'Urgence, que recebe a mesma sigla do Brasil e é considerado um dos serviços de resgate mais eficientes do Mundo.

É inegável que o SAMU tem salvo vidas em todas as partes do Brasil, sobretudo atendendo com eficiência as vítimas de acidentes de trânsito. Segundo dados de 2010, o SAMU está presente em todos os estados brasileiros atendendo 1.372 municípios. São mais de 109 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

Para a efetivação do SAMU o governo federal entra com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio mensal desses serviços e, ainda, incentiva e se propõe a auxiliar autoridades estaduais e municipais na elaboração dos projetos e qualificação de equipes.   

No Maranhão 9 municípios do interior (tirando São Luis e Imperatriz) já contam com o serviço.

A mobilização ou mesmo pressão popular junto aos governos Estadual e Municipal para a instalação do SAMU 192 em Chapadinha seria um excelente ponto de partida para a redução de danos causados pelo trânsito violento e para as melhorias no sistema de saúde municipal que tanto a sociedade exige.

Um comentário:

Sandro Gomes disse...

Enquanto isso, a polícia militar tem que fazer o serviço que de certa forma requer cuidados mais especializados, pondo em risco a vida dos acidentados, já que as viaturas não dispõe de equipamentos adequados nem ergonomia pra transportar um paciente ferido, tampouco os policiais não têm treinamento médico suficiente pra socorrista, o que pode acarretar potencialização dos traumas ocorridos no acidentado. Fica o apelo precisamos não só de uma viatura do Samu, mas também de uma equipe especializada e disposta 24 horas para atender essas ocorrencias, antes que mais vidas se percam por falta de um atendimento adequado.