quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agiotagem: Deputados do Baixo Parnaíba na Mira da Operação Usura

No meio da “Operação Usura” que a Polícia Federal vem investigando a relação da agiotagem com financiamento de campanhas políticas no Maranhão, o Blog do Itevaldo informa que “órgãos federais de controle e a polícia analisam a movimentação financeira das contas de 10 prefeituras maranhenses, que tinham [e têm] talões de cheques assinados pelos prefeitos em poder de deputados e de ex-deputados estaduais”.



De acordo com o jornalista, “o uso de cheques das prefeituras – alguns de contas-convênio de programas federais – por parlamentares estaduais, pôs na lista de investigados cinco parlamentares com mandato e três que são ex-parlamentares, um deles é hoje prefeito”.



“Os cheques foram utilizados no pagamento de negócios diversos. Alguns deles negociados por agiotas que ‘financiam’ as campanhas parlamentares”, disse o blogueiro.



Dois parlamentares ‘guardam” consigo, talões de cheques de duas prefeituras distintas. Um deles está com todos os cheques assinados pelos dois prefeitos.



Chegou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um ‘pedido de informações’ sobre algumas das contas dos deputados estaduais.



Nos bastidores da Assembleia especula-se que os deputados envolvidos seriam Rigo Teles e Marcos Caldas, e entre os ex-deputados Paulo Neto e Soliney Silva, hoje prefeito de Coelho Neto, completariam a lista de prováveis investigados.

Nenhum comentário: