quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gasolina R$ 1,10 Mais Barata no Dia de Respeito ao Contribuinte

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. Previsto em lei, o projeto tem como base um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que diz que o trabalhador brasileiro trabalha, em média, 145 dias para pagar tributos. Este ano, esse número se estende para 149 dias.

Para o diretor do IBPT, Fernando Steinbruch, esse dia é importante para alertar o cidadão para a elevada taxa tributária no Brasil, principalmente em relação aos serviços públicos precários. "O que o contribuinte tem que tomar consciência é que ele paga muito tributo e tem uma pequena parcela em contra partida", afirma.

Para Fernando, é necessário uma maior transparência em relação à nossa carga tributária, e acredita que esse pode ser um processo para uma possível redução nos impostos. "O que o brasileiro precisa não é só uma lei, mas de um efetivo respeito com uma necessária carga tributária", reitera.

Como parte da programação e para chamar atenção sobre o peso da carga no preço final dos produtos, revendedores de combustíveis de várias cidades brasileiras venderão gasolina e outros derivados de petróleo sem a cobrança de impostos. A estimativa é uma queda em torno de R$ 1,10 na gasolina. Postos de São Luis e Chapadinha não aderiram à iniciativa.

Nenhum comentário: