quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mineira de 114 Anos é a Pessoa Mais Velha do Mundo, Diz Guinness Book


Reconhecida pelo Guinness como a pessoa viva mais velha do mundo, a mineira Maria Gomes Valetim leva uma vida tranquila no interior de Minas Gerais. Aos 114 anos, Vó Quita – como é conhecida na cidade – é cercada de cuidados próprios da idade, é vaidosa e se rende a alguns caprichos na alimentação, de acordo com a bisneta Taís Nolasco, que contou ao G1 a rotina desta brasileira centenária. Vó Quita passou a infância na roça e hoje vive em um sobrado no centro de Carangola, na Zona da Mata mineira.

O segredo de viver tanto parece simples, não requer dieta e dispensa medicamentos para controlar a pressão ou o colesterol. “Sempre que perguntamos isso [o segredo], ela responde: cuidar só da minha vida, só isso", falou a bisneta. Um cochilo depois do almoço, pimenta e três dedinhos de vinho ajudam no caso de Maria Gomes Valentim. Segundo Taís, a bisavô adora pãozinho, refrigerante e costuma lanchar à tarde uma empadinha de frango apimentada. “Tudo dela tem que ter pimenta, mas muita pimenta”, disse. O salgadinho é um tipo de tradição, que era comprado na porta de casa e agora o fabricante já acrescenta pimenta para atender a um pedido da cliente, hoje preferencial, segundo Taís. O vinho é só de vez em quando. “ A última que ela tomou vinho foi há dois meses”, contou.

Bom humor ajudou em alguns momentos a aliviar a idade avançada. "Até os 110 anos, ela ia ao banco, à padaria. O pessoal do banco já estava acostumado. Ela furava a fila do idoso, porque era a mais velha de todos ali. Para ela precisava da fila do superidoso”, lembrou a bisneta. 

Tão acostumada a festejá-los, Vó Quita adora aniversários e já se prepara para mais um, em 9 de julho. Na comemoração dos 115 anos, ela deve receber formalmente a homenagem do livro dos recordes. “Vai ser aniversário de debutante, de 15 anos, brincamos assim (risos)”, conta Taís. “A gente vai fazer como em todos os anos, reunir a família, os vizinhos, sem pretensão de grande festa. O pessoal do Guinness quer vir para entregar o certificado”.

G1

Nenhum comentário: