quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ginásio de Esportes: A História do Elefante Branco de Chapadinha


Depois que o programa Fantástico, da Rede Globo, fez ampla reportagem sobre obras inacabadas pelo Brasil a fora, o Elefante Branco de Chapadinha foi lembrado em matéria do Blog do Jornalista Heberth Lago. 

A obra que frustrou a expectativa de gerações de desportistas locais, completa agora, exatos 18 anos de seu início.  O ginásio de esportes foi anunciado como uma conquista do então deputado Vagner Pessoa, na época em que ex-prefeito Isaías dominava a política local, esbanjava prestígio com o grupo Sarney e o prefeito era Osvaldo Lobo. 

O governador era o atual Ministro Edison Lobão e a obra foi anunciada com pompa em Chapadinha por Lobão Filho (hoje senador), representando o pai.

Ao lado de Vagner, Isaías e Osvaldo, Edinho Lobão que também era secretário de governo assinou a ordem para o início do serviço, em 1993. 

Desde então a obra nunca foi pra frente. No meio do governo Osvaldo Lobo houve uma briga entre ele e seu padrinho político Isaías Fortes, foi o suficiente para que o Elefante Branco virasse motivo de acusações mutuas de desvio de verbas. Nas palavras de William Fernandes, que fez uma vasta reportagem a respeito, era “um acusando outro e outro acusando um (...) e nada do sonho virar realidade” escreveu.

Novos Enganos
A obra foi reiniciada em 2006, no governo José Reinaldo. O próprio governador empenhou a palavra na solução do problema “Garanto aos pais e estudantes que logo estarei de volta para inaugurar este importante espaço de incentivo ao esporte amador”. William Fernandes narrou o que aconteceu depois disso da seguinte forma: “levantaram as paredes com areia e as pintaram de branco. Colocaram umas telhas de alumínio em cima, mas não as parafusaram. Voaram quase todas. Parecia aqueles depósitos da Cibrazém. Quase R$ 300.000,00 jogados fora.  O TCE condenou a obra. O lugar continuou servindo como motel e boca de fumo”.

Ainda naquele mesmo ano, Reinaldo conseguiu eleger Jackson Lago como sucessor, e este voltou a prometer a conclusão, O ginásio vai ser entregue. (Seria em dezembro de 2008). Nada andou e a pretendida praça despenca à beira da Avenida Ataliba.

Os jovens que - em sua correta boa-fé - vibraram com a notícia do ginásio,  alguns foram embora em busca de emprego, outros casaram, vivem por aqui e tiveram filhos, outros até já morreram a espera de sonho que talvez nem seus netos cheguem a ver realizado e que ninguém explica ou mesmo pergunta por que.

Nota do Blog: Os trechos em destaque são links das matérias originais de William Fernandes. Ricas em informações e fotos. Vale a leitura.  

2 comentários:

eduardo-ferras disse...

Caro alexandre, vc esqueceu de falar que o irmão do ex-prefeito vendeu as laterais onde seriam o estacionamento

Alexandre Pinheiro disse...

Pois é Eduardo, além dessa história ai, eu gostaria também de saber como um outro ex-prefeito ficou com uma quadra inteira onde funcionou a garagem e a secretaria de transporte; como uma empresária terminou ficando comprando uma escola que teve o terreno doado pela prefeitura e ainda, um campo de futebol que virou propriedade privada no Areal.
Tudo relacionado à questão de aforamento. Eis a verdadeira caixa-preta da sociedade chapadinhense, sem escapar pessoas do governo e da oposição. Um dia tiramos isso a limpo.