quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grécia: Cão Manifestante Não Perde um Protesto desde 2008


Um blog grego alimentado principalmente com fotos e vídeos na plataforma Tumblr mostra desde 2008 as aparições do cão "Loukanikos" em manifestações e protestos realizados nas ruas de Atenas, como o realizado nesta quarta-feira (15) por milhares de pessoas que são contra medidas econômicas de austeridade planejadas pelo governo.

As imagens e gravações geralmente são acompanhadas por comentários em primeira pessoa, como se o próprio cão narrasse suas aparições. Às vezes surgem até alguns belos pensamentos. ""Eu confesso, a brutalidade dos policiais me faz querer latir e morder seus doces traseiros... Então, eu lato bastante, mas não mordo porque eles têm um gosto estranho", diz um dos posts. A autoria do blog é anônima.

O "cão rebelde" ganhou fama no país e internacionalmente quando sua imagem começou a ser recorrente em meio aos protestos realizados em Atenas. Alguns jornais chegaram a dizer que seu nome era "Kanellos", por causa de outro cão que vivia em um campus universitário na Grécia e também costumava tomar parte em protestos. Mas o blog de "Loukanikos" explica que "Kanellos" faleceu em julho de 2008, causando comoção entre estudantes da universidade.

Segundo o site, há outros casos de cães que vivem nas ruas em cidades gregas e se juntam à multidão durante protestos.

G1

Nenhum comentário: