segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Secretária Coutinho Atribui Problemas da Saúde à Falta de Verbas


A secretária de saúde de Chapadinha Maria José Coutinho disse em entrevista à Rádio Mirante AM, na última sexta-feira(12), que as verbas que o município recebe hoje (cerca de 1 milhão de reais) não são suficientes para a solução dos problemas que vêm sendo denunciados no setor. 


De acordo com Coutinho, Chapadinha precisaria de pelo menos o dobro para financiar o atendimento inclusive de pacientes de outros municípios. “Sem ajuda do Governo do Estado o sistema de saúde de Chapadinha deve continuar a apresentar os problemas atuais”, disse a secretária. 


Comentários Nossos:


Necessidade de Ampliar Fiscalização e Debate


Já que alega que a verba é curta, se deve abrir as contas para fiscalização de modo que a sociedade organizada e população em geral possam debater valores e critérios de alugueis, contratos e salários, para propor alternativas, diminuir custo e concentrar recursos em medicamentos, manutenção de ambulância e equipamentos de exames. 


O Papel do Líder


No tocante à ajuda do Governo do Estado é importante lembrar que o HAPA foi administrado por uma cooperativa contratada pelo próprio Estado. Nesta época o hospital não sofria desabastecimento de medicamentos, não faltavam médicos e os equipamentos funcionavam a contento. Uma decisão política retornou o controle da unidade ao Município e de lá pra cá as coisas só pioraram. 


Se já houve o convênio no passado, agora que o então prefeito Magno Bacelar é líder do governo da mesma governadora Roseana Sarney, a volta do HAPA para a gestão estadual parece uma boa opção, bastando para isso que deputado Magno devote um pouco do trabalho que presta ao governo Roseana à defesa da saúde de seus conterrâneos. 

Foto: Willian Fernandes

2 comentários:

EDNEWTON VIANA disse...

Ahh não!!! Nós não merecemos um troço desse!!

eduardo-ferras disse...

É mulecagem, dizer que a verba é pouca! é só parar de desviar e trabalhar, a prefeita esta começando a campanha do engana besta