segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEMAS e Grupo FAMÍLIAS NA LUTA PELA VIDA Discutem Tratamento para Menores em Situação de Risco

Atendendo o convite da coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Francisca das Chagas, o Secretário de Assistência Social, Eduardo Braga participou de um encontro com o grupo FAMÍLIAS NA LUTA PELA VIDA, para discutir a possibilidade de instalação de entidade para recuperação e acompanhamento de menores em situação de risco. O grupo FAMÍLIAS NA LUTA PELA VIDA é formado por pais de menores usuários de droga e envolvidos com o crime, que são atendidos pelo CREAS, ou que estão sob a guarda de órgãos competentes. No mês de julho o grupo completou 02 anos de existência.
Na pauta do encontro que foi iniciado com a apresentação de um vídeo institucional inspirado na obra de Shakespeare, que tinha como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da vida em família, o principal ponto de discussão era a possibilidade de instalação de uma entidade como a Fazenda, que funciona no município de Coroatá-MA. A instituição pertence à igreja Católica e é referência no tratamento de dependentes químicos. Alguns jovens que foram encaminhados a essa instituição pelo CREAS retornaram totalmente recuperados e hoje vivem em segurança com seus familiares.
Francisca das Chagas - coordenadora
do CREAS
A coordenadora do CREAS, Francisca das Chagas, foi à interlocutora do encontro. Ela destacou que a vinda de uma entidade como essa para Chapadinha representaria um benefício sem tamanho, haja vista que muitas famílias não têm condição necessária para custear o tratamento que dura em média de 06 meses a um ano. Em casos extremos, como os de usuários de Crack, o tempo necessário para recuperação chega há 02 anos.
Após ouvir as reivindicações, Eduardo Braga se dispôs a apresentá-las a líder do executivo, para que possa ser feita uma análise das condições orçamentárias do município de Chapadinha.
Á esquerda Raimundo Filho - psicopedagogo
e Eduardo Braga - Sec. Assistência Social 
O secretário fez questão de destacar que não medirá esforços para ajudar essas famílias e que uma de suas principais preocupações, desde que assumiu a SEMAS, foi justamente a recuperação de jovens envolvidos com as drogas e o crime. Segundo Eduardo após levantamento dos recursos da Secretária, como fundo de Assistência, dentre outros, a possibilidade de ajuda financeira as famílias que hoje estão com filhos na Fazenda, será verificada com extrema atenção.
ASCOM/SEMAS

Nenhum comentário: