domingo, 18 de setembro de 2011

A Eleição da UFMA Chapadinha na Visão do Professor Telmo Mendes


Nesta sexta-feira (16) última, mais uma vez tivemos em Chapadinha o exercício da democracia. A Consulta Pública na Comunidade Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – Campus IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para o Cargo de Diretor de Centro.

Foi uma honra para mim, retornar a vida acadêmica, depois de seis meses afastado por motivos de saúde. Surpreendentemente fui escalado pela Comissão Setorial Eleitoral para presidir os trabalhos de votação como Presidente da Mesa Receptora. Retornar com tamanha carga seria uma responsabilidade muito grande, mas não tão quanto os desafios já vencidos nestes cinco anos que estou em Chapadinha.

Os preparativos para o evento se iniciaram na quarta anterior, com a retirada do material de votação e urnas em São Luis, pela minha pessoa, trazendo-as em seguida para Chapadinha, onde na quinta (15) no Auditório do Centro (Prédio Novo) preparamos, eu e a Comissão Setorial Eleitoral, o recinto para mais um acontecimento marcante na história deste Centro.

A expectativa para o pleito já era enorme e o clima de disputa estava no ar. Na briga pela preferência do eleitorado, três linhas bem distintas de gerir o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA. O primeiro candidato, Prof. Dr. Marcos Antônio Delmonte Bomfim, com uma linha mais conservadora e apoiada em grande parte pelos professores mais antigos do Centro e em maioria pelos alunos dos Cursos de Agronomia e Zootecnia. O segundo candidato, Prof. Dr. Jivanildo Pinheiro Miranda, com a campanha mais agressiva, digna da aposição esquerdista, apoiada em sua maior parte pelos professores e alunos do Curso das Ciências Biológicas. Já o terceiro e último candidato o Prof. Dr. Jocélio dos Santos Araujo, que atualmente é o Diretor do Centro (situação) e que era apoiado maciçamente pelos técnicos administrativos e o restante dos professores e alunos.

A eleição teve inicio sexta-feira (16), às oito horas da manhã, com a abertura da Mesa Receptora pela minha pessoa, com uma pequena fila ansiosa para exercer o seu direito de voto. Estiveram comigo no processo como Mesário o aluno José Gracione do Nascimento Sousa Filho, como secretária a Técnica-Administrativa Iole Costa Pinheiro e seus respectivos suplentes. Estavam habilitados para votar 54 professores, 11 técnicos e 580 alunos dos três cursos (Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia).

Apesar dos ânimos acirrados entre os eleitores, tudo transcorreu na mais perfeita ordem, como nada de diferente das ocorrências de uma eleição qualquer. Os eleitores compareceram de maneira concentrada pela manhã, contabilizando 43,5% dos votos válidos, enquanto para o período da tarde ficou reservado para 39,5% dos votos válidos. Já no período noturno compareceram às urnas aqueles que buscavam tranqüilidade, sendo o último a votar o Prof. Dr. Regis Catarino, do Curso de Ciências Biológicas, grande amigo e companheiro de luta já que o mesmo foi o primeiro a se apresentar quando da instalação do Campus IV em 2007 nesta Cidade.

As vinte e uma horas e trinta minutos, horário de Brasília, sincronizado pela internet em site oficial, como Presidente da Mesa Receptora comuniquei a todos o encerramento do período de votação e a porta que dá acesso ao Auditório Central foi fechada. Neste momento o coração bateu mais forte, pois sabia que ali estava escrito o futuro do Campus IV – Chapadinha para os próximos quatro anos.

A partir daquele momento iniciei os trabalhos para fechamento das informações para serem relatadas em Ata Oficial e a mesma encaminhada a Comissão Setorial Eleitoral. Para surpresa de muitos, dos 645 votos válidos, compareceram as urnas 474 eleitores o que nos deu um número de ausências de 26,5%. A surpresa não era pelas ausências mais sim pela participação maciça dos estudantes. Dos 100% (580) dos votos estudantis, foram computados 71,5% (415) dos votos. Participação essa que superou todas as expectativas e deixou para trás a participação dos alunos em outros pleitos já realizados no Centro e acredito em toda história da UFMA em outros Centros mais antigos. Cabe aqui acrescentar que ainda tivemos os votos de mais 24 alunos de maneira especial, já que os mesmos buscaram seu direito de voto, pois seus nomes não constavam nas listas de votação. Assim no total tivemos 440 alunos votantes. Os docentes tiveram a participação de 91,0% (49) dos votos válidos, com ausência de cinco professores que se encontram em capacitações e trabalhos externos. Para Técnico-Administrativos tivemos a participação em massa, 100% (11) dos votos válidos assinalados.

Fechada a Ata Oficial a Mesa Receptora passou automaticamente a Mesa Apuradora dos votos e as 22h00min da sexta-feira (16) solicitei a abertura das portas do auditório para apuração pública dos votos. Neste momento o auditório em um “piscar de olhos”’ estava completamente tomado por alunos, técnicos e professores com olhares ansiosos na expectativa do resultado.

Os trabalhos iniciaram-se pela contabilização dos votos da urna nº 02, votos dos discentes (alunos), devido à quantidade. Após 30 minutos de contagem, conferencia e recontagem e verificação dos fiscais dos candidatos, obteve a primeira parcial dos votos para Diretor do Centro.

A urna nº 02 deveria conter 439 votos e estes estavam lá e apresentaram o seguinte resultado: um (1) voto nulo (0,23%), três votos brancos (0,68%), 176 votos Candidato Nº1 (40,09%), 154 votos Candidato Nº2 (35,08%) e 105 votos Candidato Nº3 (23,92%). Estes resultados foram proclamados à platéia que ainda apresentava-se apreensiva.

O trabalho seguiu-se pela urna nº 03, votos dos técnico-administrativos. Esta rapidamente computada devido ao número e resultado dos votos. A urna nº 03 continha 11 votos e destes 100,00% eram para o Candidato Nº03. A unanimidade entre os técnicos foi proclamada a platéia que demonstrou ar de surpresa.

Dando andamento aos trabalhos iniciamos a contabilização dos votos da urna decisiva, a Nº01, dos Discentes (professores). Com alguns minutos e já com o cansaço ao extremo a contagem e conferencia terminada obteve-se a derradeira parcial de votos.

Com 49 votos válidos desta urna, a de número 01, ilustrou-se o seguinte cenário: nenhum voto nulo e branco, 19 votos para o Candidato Nº1 (38,78%), 10 votos para o Candidato Nº2 (20,41%) e 20 votos para o Candidato Nº3 (40,82%). Proclamados aos espectadores que prontamente expressaram manifestações de desânimo e vitória.

Pronto! Naquele momento estava escrito na história com quem por mais quatro anos estaria o comando do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais- CCAA. O Candidato Nº3, o atual Diretor o Professor Doutor Jocélio dos Santos Araujo.

Uma a uma as pessoas foram retirando-se do auditório e eu com meus companheiros de jornada fazíamos o lançamento dos resultados aos mapas de apuração. Com urnas lacradas novamente e documentações preenchidas e assinadas, estas foram repassadas a Comissão Setorial Eleitoral, presidida pelo Prof. Dr. Luis Fernando e Prof. MSc. Ismênia além do amigo e Técnico-Administrativo, Ivandro Coêlho. Assim meu trabalho como Presidente da Mesa Receptora e Apuradora estava terminado.

Dirigindo-me para me carro, agradeci a Deus a oportunidade me dada, ouvindo ao longe os sons da comemoração dos vencedores. Com o cansaço que já era imensurável, pois já estávamos adentrando ao sábado (17), por um momento, parei e respirei fundo lembrando-me que um a um, os votos que decidiram esta eleição passaram pelas minhas mãos e que eu tinha comprido meu dever com a Comunidade Acadêmica e a Sociedade com autoridade e competência devida, além da imparcialidade dentro do processo eleitoral.

Meus Parabéns ao Vencedor!

Texto Retirado do Blog Interligado

Nenhum comentário: