sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quem Tem Medo da Doracy?



Meu primeiro contato com a ex-promotora de Chapadinha se deu por ocasião de uma entrevista para a edição de estréia da Folha de Chapadinha. O ano era 1999 (lá se vão 12 anos!). Na época Doracy Reis Santos era uma espécie de pedra no sapato do ex-prefeito Isaías Fortes, cujos “feitos”, entre salários atrasados e intervenção do ministério público na gestão da saúde, consumiam boa parte do trabalho da fiscal do povo Doracy. 

Na hora da entrevista, concedida a mim e ao colega Ivandro Coelho, num cartaz chamava atenção uma frase, que se não me falha a memória, dizia: “duas sortes de pessoas têm medo do Ministério Público: os ignorantes e os criminosos”.

Nos longos anos que Doracy aqui trabalhou muita coisa aconteceu. Entrou novo prefeito, que também recebeu dela o combate quando tentou arrepiar a lei. O caso do concurso público feito sob pressão e o acompanhamento de uma auditoria reveladora da CGU na secretaria de saúde, são alguns exemplos da ação da promotora. 

Hoje vejo aventada sua entrada para a política e notícias da escolha de Chapadinha como local para início de sua militância. Pelo que acompanho de sua vida profissional aqui e na Capital, posso dizer que ela reúne as condições básicas para o exercício da política com P maiúsculo: espírito público, preparo intelectual e coragem. 

Por isso, independente de futura convergência, não se pode negar as alvíssaras de tal possibilidade. Mesmo porque só dois tipos de políticos devem temer Doracy: os despreparados e os desonestos.

Nenhum comentário: