segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Psicologia da Corrupção


Por: Anaximandro Silva Cavalcanti – Psicólogo 

“O poder tende a corromper, o poder absoluto corrompe totalmente, como me parece evidente” 

I (A) POLÍTICA CORRUPTA
Corrupção e política são dois termos que se confundem. Se não vejamos; nossos prefeito(a)s, secretários e dez (10) vereadores menos um (01), por exemplo; marcados pela impunidade buscam driblar regras sem levar em consideração outras coisas que não o próprio benefício, são constantemente atraídos por situações em que se conheçam possibilidades de obtenção de vantagens diversas, transformando a câmara municipal em um ambiente extremamente permissivo. 

Devido ao grande número de denúncias contra nossos políticos locais e a proximidade de ano eleitoral onde já é deveras grande o interesse pelo assunto, resolvi fazer um estudo à luz da psicologia sobre a corrupção e tentar responder a perguntas tipo: que tipo de comportamento é esse? Onde se origina? A corrupção é uma doença? Afinal o político corrupto não deixa de ser uma pessoa extremamente má, ele não é capaz de respeitar o outro em sua plenitude, e tem plena consciência da natureza criminosa e funesta de seus atos quando desvia grandes quantidades de recursos do município, prejudicando milhares de pessoas, sem apresentar remorso ou hesitação, exceto quando a ação pode trazer algum mal considerável para ele mesmo. Para ele, vale o “dane-se o resto”. 

Este tipo de comportamento é uma característica do antissocial. Comportamento causado por um transtorno de personalidade, que, especificamente, pode ser definido de forma mais clara como um defeito do caráter. "É o chamado transtorno de personalidade antissocial”. O indivíduo que possui esse transtorno não foi capaz, de desenvolver adequadamente o “senso ético”. Esse distúrbio pode ser causado por falhas do desenvolvimento cerebral em áreas frontais, chamadas suborbitárias, que muitas pesquisas apontam como sendo as regiões do cérebro responsáveis pela formação do “senso ético”, e também da assimilação da moral estabelecida o que torna nossos políticos apenas deficientes nos requisito da moralidade, e da ética, e não portadores de um distúrbio de personalidade. No entanto, existe um transtorno que caracteriza a maioria dos corruptos: é o transtorno antissocial, que torna o portador um indivíduo sem limites morais e éticos, quando se trata de obter vantagens diversas. 

Nossos políticos parecem, tiveram um desenvolvimento inadequado na juventude, da região do cérebro responsável pelos sentimentos morais, que é composto pelo lobo pré-frontal, pelo sistema límbico e por uma porção do lobo temporal. Esse desenvolvimento se dá por meio da interação do cérebro com o ambiente, ou seja, pela interação entre o que foi herdado pelo sujeito e as pressões ambientais. Essas pressões ambientais podem ser provenientes de uma criação muito permissiva ou de limites morais e éticos muito frouxos. 

II FUTUROS CORRUPTOS
Hoje já não há limites. A família, a sociedade e as autoridades legais e religiosas perderam a autoridade, as crianças opinam sobre coisas que não devem opinar, a adolescência se antecipou e seu final foi retardado. Há uma perda de autoridade e falta de limites que contribuem para a criança crescer pensando que pode tudo. Pode escolher tudo: brinquedo, alimento. Tudo é muito liberal, sem um critério do mais conveniente e adequado a cada faixa etária. Há uma perda de valores ao longo do processo de desenvolvimento desde a infância, passando pela adolescência e chegando à vida adulta. As relações amorosas são muito frágeis, as pessoas não querem se comprometer. Não há criação de um vínculo firme, seguro. As pessoas não se comprometem no trabalho, na vida amorosa, na política e tampouco na educação. Tudo está falido. Por uma corrupção, Deus expulsou seu anjo favorito, e é graças à corrupção que existimos, pois se (segundo o mito bíblico) Adão não tivesse se corrompido, ele não teria sido expulso junto com Eva do paraíso, e nós não estaríamos aqui, portanto somos filhos da corrupção! 

Na Psicologia, a corrupção pode ser diagnosticada a partir do exame Pet Scan.

Nenhum comentário: