terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais Detalhes da Briga Entre Marcelo e França Nilo



O jornalista William Fernandes traz o relato detalhado do entrevero de Marcelo e França durante a sessão desta segunda-feira. Leiam. 

“Marcelo Meneses foi o primeiro a discursar. Como todo vereador de oposição, cumpre seu papel de atacar o governo. É assim em todo o lugar. O que Marcelo reclamava desta vez, era da sua isolada posição de "cobrador" do governo atual.

Reclamava que os demais não o ajudavam na tarefa de combater o que ele chama de "governo corrupto" e deu um recado ao seu maior desafeto dentro da Câmara, o vereador França Nilo, que durante muitos anos foi aliado de seu pai, o ex-prefeito Isaías:

"Problema pessoal, nós vamos resolver lá fora. Aqui dentro nós vamos debater problema de corrupção, de desvio, com respeito à população, de hospitais, de praças, de calçamentos, enfim... esses é o que nós vamos debater na tribuna... Mas eu vejo que já tá uma coisa pessoal,  que ele tá sendo mandado, para que eu possa perder a cabeça de novo... agora eu perco, porque de qualquer forma, ainda não nasceu nenhum homem para que eu seja desmoralizado. O único homem que ainda pode me desmoralizar é meu pai... e Deus. Ainda vai surgir um, se surgir esse, aí vai ser diferente.", disse Marcelo.

O oposicionista se reportou ainda, a um discurso de França, proferido a cerca de dois meses na Câmara, quando se referiu à separação de sua ex-mulher e, ainda, a uma acusação de que ele tinha roubado dinheiro do ICMS, falsificando a assinatura de seu pai Isaías, então prefeito de Chapadinha. Sobre a separação, Marcelo disse: "A minha separação é porque eu fiz questão de muita mulher, que eu tive e tenho". Sobre o ICMS, Marcelo disse apenas que França vai ter que provar na justiça, pois seu advogado já preparou três ações criminais contra o líder do governo.

Émerson cobra projetos de Marcelo

No intervalo da peleja entre Marcelo e França, o vice-líder do governo, vereador Émerson Aguiar, retrucou Marcelo quanto à acusação de omissão dos demais vereadores em prol da população. Émerson disse que Marcelo, que tanto cobra dos colegas parlamentares e do Poder Executivo, até então, neste mandato, foi o único vereador que não apresentou nenhum projeto de Lei, Indicação ou Requerimento na Câmara, de acordo com um levantamento recente da Mesa Diretora. "Isso é lutar em prol da sociedade vereador Marcelo¿" cutucou Émerson.

Em aparte, Marcelo disse que em 2009, quando a presidente da Câmara era Graça Nunes, deu entrada em um projeto que obrigava as agências bancárias de Chapadinha a colocarem assentos, bebedouros e banheiros para os clientes, mas que o projeto ficou engavetado. Émerson respondeu, dizendo que se referia apenas ao mandato da presidente atual da casa, Márcia Gomes.

França e sua metralhadora verbal

Quando França se dirigiu à tribuna, a expectativa foi grande e ele soltou logo sua "metralhadora verbal" contra o parlamentar de oposição. Ele começou dizendo que não tem medo de ameaça e estava pronto para qualquer colega que vier. E disse mais:

"Eu aceito qualquer colega falar de moralidade, mas saindo da boca de um colega que vem de um passado imundo, de um passado da desordem, da discórdia, do desrespeito com o funcionário público, do desrespeito com o município, com a roubalheira do dinheiro público... eu não admito esse indivíduo falar, nesta casa, de moralidade.

França acusa Marcelo de roubo

França reafirmou a acusação de roubo do dinheiro do ICMS. "Eu vou provar lá na Justiça. Eu tenho as cópias e os nomes das pessoas que falsificaram o nome da irmã e do pai dele. Tenho a assinatura, que quando o pai dele (Isaías, então prefeito) chegou no banco para sacar o dinheiro do ICMS, ele (Marcelo) já tinha roubado. Não foi só uma vez não. Duas vezes. Descarado, desonesto", discursava França, enquanto Marcelo, assistia tudo a cerca de 2m distância, quase querendo voar sobre o colega.

França continuou atacando e Marcelo perdendo  paciência. França dizia que estava ali, não como pau-mandado, mas como vereador eleito, de mãos limpas e que Marcelo participou de roubo e que para fazer parte da mesa, se vendeu para Magno Bacelar. O oposicionista respondia insistentemente: "tu é bandido igual a ele, safado igual a ele, ladrão igual a ele".

França insistia, chamando-o de irresponsável. Nisso, Marcelo levantou-se e, com o dedo em riste, convidou França para "ir lá fora". Parte da galeria se manifestou tentando inflamar a discussão. A presidente da casa não teve outra saída, a não ser encerrar a sessão.

Depois, Marcelo foi para a garagem da Câmara, seguido por vários simpatizantes. O secretário de agricultura do município, Antonio Nilo, irmão de França, foi ao encontro de Marcelo, para a preocupação dos presentes. Ambos conversaram por cerca de 5 minutos e tudo se acalmou. Nessa hora, a Polícia Militar já havia chegado, mas não foi necessário intervir.

Tudo que está escrito aqui está devidamente gravado. O blog não defende este tipo de atitude de nossos parlamentares. A tribuna daquela casa é lugar de debates em defesa da população e é assim que o povo quer ver os seus representantes.

Decoro Parlamentar

Muito do que foi visto deve ser bem analisado pela Câmara de Capadinha, pois o decoro passou foi longe dessa "discussão". Em algumas Câmaras Municipais, a falta de decoro parlamentar pode acarretar desde uma simples advertência escrita pública, até a cassação do mandato. Não conheço as regras desta casa, mas acho que deve ser assim também e todos os edis devem ter conhecimento.

Vamos aguardar a atitude da Mesa Diretora.”

Texto e Fotos: William Fernandes

Nenhum comentário: