terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Diálogo Impertinente ou Lingüiça Governamental


A oposição ligada ao ex-prefeito Isaías teve acesso a gravação de um diálogo entre o vereador França Nilo (líder do governo) e a prefeita Danúbia Carneiro e, depois de algum suspense, resolveu publicar no programa que a diretoria do Sindchap mantém na Rádio Cultura FM. 


Contexto
Embora os divulgadores não façam referência, pelo teor da conversa, percebe-se que vereador e prefeita tratavam da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, em dezembro de 2010. Na ocasião vários vereadores postulavam a presidência da casa, havia racha na base governista e alguns operadores das oposições entraram em cena. 


Teor
A conversa gira em torno de informações, contra-informações, bravatas, ameaças e termos pejorativos usados contra vereadores e outras personagens dos bastidores da disputa da câmara. O que de mais grave se pôde ouvir foram ameaças de retaliação da prefeita contra vereadores que não votassem de acordo com o governo, citando futuras demissões de aliados ou familiares de parlamentares com cargos na prefeitura; e, ainda, uma suposta participação do então superintendente estadual de educação do estado Eric Marinho (pré-candidato a prefeito na época) como operador dos interesses da oposição, que teria efetuado “propostas irrecusáveis” e prometido empregos na estrutura estadual a vereadores dissidentes.


Gravadores
Na gravação, além do parlamentar e da prefeita, outras duas vozes surgem: o ex-candidato a vereador “Loro do Mundô” e a professora Meire Carneiro (mãe da prefeita). Fontes do meio político excluem mãe e filha de interesse no registro do diálogo e atribuem a gravação e o vazamento ao vereador França ou a Loro. 


Iceberg
O blog apurou que a gravação divulgada foi apenas um recorte do inteiro teor (16 de um total de 50 minutos de conversa), os sites ligados ao ex-prefeito Isaías garantem que ainda têm detalhes comprometedores e prometem que os divulgarão em breve.


Crime? 
Em comentário de blog, e sem citar o delito cometido pelos interlocutores gravados, o vereador Marcelo Menezes informa que já teria formulado queixas-crimes contra os envolvidos.  


Lingüiças e Bancos
Lembrando o adágio de que “sobre lingüiças e bancos: melhor não se saber detalhes de como são feitos”, penso que o brocardo se encaixa melhor ainda nas tramas intestinas das disputas de parlamentos. 


Na Assembleia este ano os deputados ficaram reclusos sob o império da desconfiança em uma fazenda até a votação que escolheu Arnaldo Melo presidente. Um racha por interesses mesquinhos na Câmara Federal alçou o “lendário” Severino Cavalcante ao terceiro cargo mais importante da Nação. Em Chapadinha – ainda que não se deva (de forma alguma) aceitar tal prática como natural, normal ou imutável – essa gravação apenas expõe as tripas de uma maneira pouco honrada e totalmente obscura de atuar nos bastidores da política. Numa prática tão disseminada que contamina também a oposição que de tanto ansiar pelo escândalo nem repara seu comprometimento no caso. 


Péssima Governança
Em todos os aspectos o áudio é desfavorável ao governo e provocativo ao legislativo. Entre uma prefeita boquirrota e um líder desleal, desvela-se a pompa e circunstância pretendida resumida na péssima governança refém de qualquer escroque com gravador ou celular a mão.          


A Gravação está disponível no blog Chapadinha Anúncios (link na lista de blogs)

Um comentário:

eduardo-ferras disse...

o que pude analizar, é que os vereadores receberam pra ficarem do lado governista, mais pelo outro lado são tratados com despreso pela prefeita, que fala na gravação com um ar de grandesa. esta pra acabar esta farsa, faltam poucos dias..........