sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Chapadinhense “Adote Um Ipê” Chega a São Luis


A Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Cidadania Para Todos, deu início ao projeto “São Luís Mais Verde” com a plantação de ipês amarelo, roxo e branco na Unidade de Ensino Básico (UEB) Ministro Mário Andreazza, no bairro da Liberdade. As coordenadoras do programa, Denise Albuquerque e Graça Moura, incentivaram os alunos a plantarem 400 mudas das plantas. O objetivo é tornar a capital maranhense mais arborizada para seus 400 anos.

As próximas escolas a receberem o projeto São Luís Mais Verde serão as UEBs Menino Jesus de Praga, no bairro do Vinhais, nesta sexta-feira (02); e Haidêe Chaves, Vila Esperança, na Zona Rural de São Luís, na próxima segunda-feira (05).

As diretoras das Unidades, Fátima Pereira Rêgo e Vilma Watanabe Sousa da Silva, organizarão os alunos para receberem a certidão nos dias 12 e 14 de dezembro, respectivamente, para deixar São Luís mais arborizada.

Segundo Denise Albuquerque, a ideia da plantação das árvores surgiu durante as reuniões do Cidadania Para Todos, quando a primeira-dama, Gardênia Gonçalves, sugeriu arborizar a cidade pelas comemorações dos seus 400 anos e incentivar os alunos a pensarem no meio ambiente e numa São Luís mais verde.

“Recebemos o incentivo da idealizadora do projeto Adote um Ipê para Toda a Vida, a professora Francisca Elias, da rede municipal de São Luís, e que deixou a cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão, que era uma região quente, sob a brisa dos ipês”, contou Denise Albuquerque.

A coordenadora Graça Moura afirmou que dez dias após a plantação das mudas, a Prefeitura de São Luís irá entregar a certidão padronizada a cada aluno que adotou um ipê. “Todos levarão para casa uma certidão e o ipê para plantá-lo, assim os alunos se sentirão responsáveis pela melhoria do meio ambiente da cidade, fazendo-a ficar mais arborizada”, disse.

Coletividade
União e coletividade já fazem parte do dia-a-dia da escola Mário Andreazza, na Liberdade. A diretora Ana Ruth Barros incentiva os alunos a pensarem no bem-estar de todos e a terem um convívio harmonioso na escola e na família.

“Esta iniciativa é muito importante porque faz com que cada um de nós nos preocupemos com a natureza, o meio ambiente, o ar puro, a coletividade, o trabalho em equipe e o reflorestamento da cidade para tornar São Luís mais arborizada em seus 400 anos”, ressaltou Ana Ruth.

Para a aluna Emilly Geovanna Ferreira Serejo, 12 anos, que cursa o segundo ano do Ensino Fundamental, o projeto incentiva os alunos a plantarem um futuro melhor. “Estamos plantando o futuro dos 400 anos de São Luís para ser uma cidade bem melhor”, disse.

Assim também pensa o estudante Wallyson Mota Diniz, 11 anos, alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. “Eu acho muito bacana todos nós estarmos envolvidos neste projeto porque a gente passa a cuidar do meio ambiente e contribuir para que nossa cidade fique mais bonita e mais verde”, frisou.

A certificação dos ipês na UEB Ministro Mário Andreazza vai acontecer no dia 13 de dezembro.

Jornal Pequeno/ Secom - São Luis

Nenhum comentário: