quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Suzano Devastou Urbano Santos, Diz Professor


O sociólogo e professor Iran Avelar, que é natural de Urbano Santos, mas leciona em Chapadinha, na escola Raimundo Araujo, manda um comentário à matéria de assinatura do protocolo entre prefeitura e a empresa Suzano que tomei a liberdade de trazer para a parte principal do blog como forma de estimular esse debate da maior importância para nossa cidade. Leiam abaixo.

Urbano Santos hoje se vê traída pela Suzano, foi aqui que eles desembarcaram em 1980, geraram empregos sim, mas deixaram um rastro de destruição ambiental: perdemos nosso cerrado, nosso bacuri, pequi, mangaba, mel, jaborandi, fava danta, para os plantios de eucalipto; perdemos nosso equilíbrio ecológico, nossa biodiversidade; perdemos a força dos nossos grandes rios e riachos; alteramos nossa paisagem de lindos cerrados para a monotonia das florestas intermináveis de eucalipto; testemunhamos conflitos de terra e vimos o seu preço inflacionar do equivalente a R$8,00 o hectare para R$800,00, inviabilizando o lavrador de adquirir terra para suas gerações futuras; sentimos na pele o calor aumentar e as chuvas diminuir passando direto para outras regiões do estado; hoje a sede da cidade está inchada e o cenário é desolador nos povoados rurais, acabou a fartura, comunidades inteiras foram simplesmente extintas.

Hoje a Suzano volta as costas para Urbano Santos e desembarca em Chapadinha esquecendo que deveria ter compromisso social em compensar minha cidade. O protocolo assinado pela prefeita de Chapadinha, o mesmo que foi apresentado para o prefeito de Urbano Santos (que pediu tempo para analisar), é a maior prova do desrespeito da empresa com a região: foi elaborado somente por eles, eles não aceitam alterações, e é "só venha a nós, ao vosso reino, nada.", reduz o ISS de 5% pra 2%, o ITBI de 1% para 0,5%, e estende isso a todas as empresas terceirizadas.

Por outro lado não dá garantia de quantos empregos vai gerar, onde, como e nem pra quem. fala que irá priorizar a “região” nos empregos, mas não diz o que eles chamam de região (o nordeste do Brasil que tem 9 estados e é uma região), e ainda diz que poderá a qualquer momento extinguir os tímidos programas sociais que eles tem nas cidades.

Minha conclusão/opinião: o protocolo é um show de arrogância e prepotência, justificado pelo poder econômico que eles representam e por esse poder, foi imposto aos municípios sem negociações... Para eles nós, os urbanosantenses, os chapadinhenses, etc; somos uma "cambada de mortos de fome" que eles vieram salvar com seus projetos mirabolantes que só servem para encher os seus bolsos e destruir o meio-ambiente às custas de alguns empregos temporários.

Desejo boa sorte a Chapadinha, cidade a qual estou a 2 anos aprendendo a gostar.

Enquanto a Urbano Santos, costumamos dizer: "esse é o pago" pela cidade ter sido a única que aceitou a Suzano entrar em suas terras em 1980 e "comer tudo".



Em tempo: para vocês verem o protocolo que foi imposto aos municípios e mais sobre minha posição acessem www.urbanosantos.blogspot.com

Iran Avelar - Professor 

Foto: Fórum Carajás

2 comentários:

Iran Avelar disse...

Caro Alexandre, de antemão agradeço a reprodução do texto.

Caros leitores do blog do Alexandre, peço desculpas pelos erros de concordancia e de ortografia contidos na postegem baseada no meu texto, na verdade, originalmente, ele se tratava apenas de um comentario sem muitas preocupacoes gramaticais. Espero que compreendam.

Abracos a todos.

Iran Avelar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.