terça-feira, 10 de janeiro de 2012

HAPA: Médico de Plantão Denunciado por Prescrever Sem Ver Doente


O Hospital Antonio Pontes de Aguiar volta a receber críticas de blogs da oposição ligada ao ex-prefeito Isaias Fortes. A denúncia da vez é de que um médico de plantão tem reiteradamente se negado a sair do quarto de repouso médico para atender pacientes. 

Em uma das ocorrências o doutor teria prescrito um medicamento sem ver o doente, utilizando um auxiliar de enfermagem como intermediário. 

Enquanto este e outros reclames se avolumam, direção do HAPA, Secretaria de Saúde e Prefeitura nada falam.    

Ao médico denunciado cabe negar o fato ou silenciar conforme sua vontade, deixando para se pronunciar somente em caso de questionamento judicial ou do conselho profissional ao qual tem vínculo. Já as autoridades têm obrigação de dizer algo a respeito. 

Ainda mais porque o episódio foge um pouco à regra das desculpas de falta de recurso e de equipamentos. Em sendo verdadeiro (e presume-se que seja por ausência de contestação) o fato trata de funcionário já contratado e, em tese apto a servir o povo, o que não faz porque aparentemente não surge alguém com autoridade para fazê-lo cumprir a obrigação trabalhista que tem com o município. Se os demais funcionários seguirem o exemplo será o fim.  

Nenhum comentário: