terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde Detalha Ações de Combate à Dengue em Chapadinha

Jeovane Lima: Coordenador da Vigilância Epidemiológica


O coordenador da vigilância epidemiológica de Chapadinha Jeovane Faria Lima informou que o município foi contemplado com um novo projeto do governo federal de combate à dengue e receberá um volume maior de recursos a partir deste ano. “Chapadinha foi considerada uma cidade prioritária entre as 1.100 cidades do Brasil. Aqui na região, Chapadinha e Araioses são as cidades incluídas no programa”, disse Jeovane Lima. 

Jeovane Lima esclareceu que os dados de combate à dengue se baseiam no índice de infestação, onde são contados os focos do mosquito Aedes Aegypti. Segundo o coordenador Jeovane, Chapadinha teve no ano de 2011 os melhores resultados no combate à dengue que se tem registro: “o ministério da saúde preconiza que os índices de infestação devam ficar em torno de 1% e em 2011 fechamos com menos de um ponto percentual. Em 2012 queremos manter a meta e esse recurso irá nos ajudar a cumprir o índice  de menos de 1%”, declarou. 

O coordenador explicou que o acréscimo de 20% nos recursos nada tem com o aumento de casos da doença, mas estritamente com os focos do mosquito e com as ações preventivas. Sobre os números de casos da doença em Chapadinha, Jeovane Lima informou que foram registrados 60 casos suspeitos, “sendo que tivemos apenas 6 casos mais complicados e destes dois de dengue hemorrágica, mas graças a deus nenhum óbito houve em decorrência da dengue”, comemorou. 

“O ministério da saúde classifica a doença em dengue clássica, com complicações e hemorrágica. Os casos mais graves foram bem tratados aqui inicialmente, depois encaminhados a São Luís e todos saíram a contento”, completou Jeovane Lima.

Secretária Elogia Controle Epidemiológico
A secretária de saúde Maria José Coutinho elogiou o trabalho da vigilância epidemiológica de Chapadinha e destacou o apoio que o município vem recebendo dos governos federal e estadual na tarefa de combater a dengue. 

Coutinho declarou que mesmo que a dengue não tenha causado mortes em Chapadinha a preocupação continua: “a dengue é uma doença muito perigosa e pode ser fatal, por isso, a meta é diminuir ainda mais a infestação, que mesmo abaixo do limite aceitável ainda oferece risco à população”, acrescentou. 

A secretária Maria José Coutinho lembrou a importância das Unidades Básicas de Saúde no combate não só à dengue, mas na execução de outras ações de saúde preventiva e anunciou que a meta da SEMUS é implantar mais 8 unidades nos próximos meses.  “Estas novas unidades que implantaremos irão aumentar a cobertura da saúde preventiva e com certeza darão mais efetividade no combate à dengue e outras endemias” concluiu a secretária.  

                    Jeovane Lima e Dra. Coutinho

Nenhum comentário: