quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Chapadinha Já é Considerado um dos Melhores do Interior do Maranhão

Bloco Bom D+: Arrastou Milhares de Foliões 


Poderíamos dizer que o carnaval de Chapadinha foi Bom D+, ou foi Magnifico ou Nota 10 e não estaríamos faltando com a verdade. Mas limitar a grandiosa festa ao ufanismo partidário não faria justiça aos milhares de foliões desconhecidos fizeram a festa.

Raízes Sociológicas
Contra o discurso pessimista (e moralista) é preciso entender o carnaval como característica formadora da sociedade brasileira. “Sabemos que o carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres”, na definição de Roberto da Matta. 

Pão e Circo de Norte a Sul?
Sobre a lengalenga de um país, estado ou município pobre - onde faltam saúde e educação – não deve gastar com carnaval, devemos refletir sobre as indagações: todos os investimentos do período (feitos de norte a sul do Brasil) seriam mera política de pão e circo? Devemos privar o povo de sua maior festa enquanto não se solucione todos os problemas?

Paz
Em Chapadinha a violência não faz parte do Carnaval. Imagine os milhares de brincantes espalhados pelos quatro cantos da cidade sem que se registre uma ocorrência de maior gravidade, só ressalta a boa índole do povo. Além do excelente trabalho das polícias civil e militar, seguranças particulares, contratados pela prefeitura, trabalharam em conjunto e conseguiram evitar que a violência atravessasse o ritmo de quem queria realmente se divertir.

Papel da Prefeitura
A prefeitura fez o seu papel de organizar a festa. Trouxe bandas, manteve os locais higienizados – na medida do possível, patrocinou os dois maiores blocos (Bom D+ e Maluco Beleza) e divulgou o carnaval em São Luís e outras cidades.  

Os Blocos e a Democracia
Se havia um receio inicial quanto à divisão política dos participantes dos Blocos, felizmente nada de mais grave aconteceu, ambos cumpriram a programação e puderam desfilar livremente. O Bom D+ terminou conseguindo colocar mais gente que o Maluco Beleza. Segundo avaliações o Bom D+ desfilou com o triplo de pessoas do concorrente, com atrações equivalentes. Neste aspecto os dirigentes dos dois estão de parabéns, por terem mantido a programação (apesar do aparente revés do Maluco Beleza) e igualmente deixado as questões políticas distante da avenida.

O Melhor Carnaval do Interior
Mantido as mesmas condições, nós temos tudo para consolidar o carnaval de Chapadinha como o melhor do interior do Maranhão: animado, organizado, tranquilo e seguro. 



Praça Irineu Galvão Lotada 
Fotos: Interligado

Nenhum comentário: