quarta-feira, 11 de abril de 2012

Democracia É Um Valor


Por: Almir Moreira – Advogado

Sou invocado pela democracia, sou seu árduo defensor. Sou invocado por ela por que a história humana é também invocada por ela. Já disseram, em outras palavras, que ela não presta, mas que até hoje não inventaram coisa, do ramo, melhor. A democracia é o único regime capaz de domar com mais eficiência, com menor trauma o sistema capitalista. É isso aí, amigos, regime e sistema são coisas diferentes! Um trata da forma de governo e o outro do modo produção. Como na peleja entre socialismo e capitalismo este se saiu “vitorioso”, isso em razão da natureza do homem, com valor e característica imanentes como, liberdade e individualismo, claro, não podia ocorrer nada diferente a não ser a democracia.

Como o capital se expande mais fácil com liberdade comercial e de exploração, falo em termos gerais, a isso vem associado o regime de liberdades. Poderia se especular, e a China? Potencia econômica e regime totalitário! China é caso à parte, porém, faz parte do todo. Cultivou sempre uma tradição política e cultural autoritária, faz socialismo meia boca para os chineses e matem relações capitalistas em todos os níveis com o mundo, e não vacilam, a pirataria comercial é expediente usual. A democracia virá, certamente.

A democracia, hoje, ultrapassou ao que se propôs quando surgiu. Não pode mais ser vista como um regime de mera ocasião, ela é um valor enredado pela história, compreendem? Não há outro terreno mais favorável para as lutas do povo, só nele o menos favorecido pode espernear com mais segurança, só nele os desiguais podem formalmente ser iguais.

O nosso grande mérito no Brasil foi a conquista deste regime, negado a ferro e fogo ao longo de nossa formação. Nos falta aprimorá-lo, dar a pitada de sal, tempero que dá gosto, no caso, aprofundar um de seus aspectos a participação, e no caso brasileiro, urdir reforma política e eleitoral, para que Demóstenes e congêneres não mais se repitam; para que administrações públicas, as instituições e os Poderes rompam seus laços patrimonialistas, autoritários e excludentes, que só vingam ainda por força de leis anacrônica, dignas de ditaduras cínicas, a exemplo da legislação eleitoral.

Com a permissão do Alexandre voltarei em outro post para tratar mais do assunto.

Nenhum comentário: