quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inversão de Valores



Por: Carlos Henrique Marques - Médico Veterinário e Cidadão Chapadinhense

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa, falecido em 1923, e que proferiu em 1920, na sua famosa “oração aos moços”,  a frase acima transcrita, continua sendo um homem do nosso tempo. Republicano de primeira linha, homem culto e preparado, político da melhor estirpe, reconhecido internacionalmente, enfim, um brasileiro extraordinário, apesar de ter sido um brilhante senador da república além de outros elevados cargos exercidos, não conseguiu chegar à Presidência da República. Na apuração dos votos, ficou em quarto lugar.

Pois bem, inspirado no pensamento de Rui e indignado há muito,  com as noticias diárias, dando conta de atos de  corrupção, praticados em todas as esferas do poder e em todos os níveis da administração pública, e, também, muitas vezes desanimado diante do triunfo das impunidades e o fracasso das virtudes, resolvi produzir, despretensiosamente,  este comentário, muito mais um desabafo que me atrevo a fazer, com o desejo de mais do que criticar, lamentar a situação de nosso país, do nosso estado e do nosso município, em tudo parecida com aquela que inspirou o grande pensador, nos idos da primeira metade do século passado.

Percebo, para a minha tristeza e indignação, que predomina na sociedade  e na administração da coisa pública, a “inversão de valores”.

Os valores materiais prevalecem em detrimento dos valores morais e familiares. Os que possuem fortunas são os melhores, não interessa a desonestidade, a sonegação fiscal dentre outros vícios. Nada importa se quem não possui patrimônio material, mas é abundante na ética, por exemplo, participe ou seja concorrente nas mesmas atividades daqueles que são desprovidos de tal valor(ÉTICA),estes sempre levam desvantagens contra os afortunados. 

Na família, o respeito aos pais confunde-se com a modernidade da educação dos filhos, tudo vale em nome dos novos conceitos sobre a relação entre  pais e filhos, especialmente porque quem dita as regras dessa relação é a televisão, com suas novelas, a ensinarem a traição, o desrespeito,sexualidade antes do tempo,a corrupção, a cobiça e tantas outras mazelas que estão destruindo os valores familiares.

Na educação escolar, alunos não respeitam professores, não respeitam a integridade física dos seus colegas e daqueles de quem deviam aproveitar o conhecimento e a cultura.

Na política, sobressaem-se aqueles que por desconhecerem o quanto vale a dignidade alheia, não se envergonham em buscar a conquista do voto comprando ou trocando os votos, por dinheiro ou outros bens materiais, ou o que é pior, exercitando o poder da máquina administrativa com a oferta de cargos e de outras vantagens. Esquecem-se os usurpadores da vontade popular que, quem compra o voto humilha e quem o vende se humilha.

Nas atividades profissionais, é comum ver-se os apadrinhados ocupando cargos para os quais não tem nenhuma capacidade de exercer, mas que pela força do padrinho político ali estão. Pouco importa se o desempenho do órgão é bom ou ruim.

Enfim, MOCINHO VIROU BANDIDO E BANDIDO VIROU MOCINHO ou o RÉU VIROU VÍTIMA E A VÍTIMA VIROU RÉU, a inversão de valores é desprezível, mas  chega a ser palpável, dela ninguém escapa. Não interessa aqui, ventilar que sempre foi assim tal afirmação, mas é verdade que tal realidade não pode eternizar-se, alguém ou nós todos que não a aprovamos, precisamos combatê-la, para o bem da própria humanidade. Não se esqueçam que, Governador, Juiz, Desembargador, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores e muitas outras DITAS AUTORIDADES já foram PRESOS. A coisa esta MUDANDO abram os OLHOS AUTORIDADES.    

Nenhum comentário: