sexta-feira, 25 de maio de 2012

STTR de Chapadinha Comemora 49º Aniversário

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR) completa hoje (25) 49 anos de muita luta a favor dos lavradores de nossa cidade. A história do STTR começou exatamente em 25 de maio de 1963.

A classe trabalhadora rural do Brasil foi a mais sofrida do paíse e do mundo. A escravidão não só aconteceu com os negros. Após a tal libertação dos escravos pela Pricesa Isabel, as propriedades permaneceram nas mãos dos senhores que continuaram escravizando os que moravam em suas propriedades, e nesse contexto, com a miscigenação das raças, pobres lavradores, não importando sua cor, foram submetidos ao trabalho de escravidão. A partir de então continuou o sofrimento dos pequenos agricultores que viviam subjulgados aos seus senhores e patrões. 

Em chapadinha não era diferente. Os proprietários de chapadas e regiões produtiva, possuiam suas casas grandes onde geralmente tinha o comércio, dessa forma eles escravizavam seus moradores , obrigando-os a comprar e vender suas produções tudo no comércio do patrão e assim esses trabalhadores nasciam, morriam de velho, sem conhecer uma cidade, e passavam toda vida fazendo apenas o que o patrão mandava.

Geralmente os proprietários comprava patente para ter mais força para humilhar um pobre. Tinham patente de capitão, coronel, major e outros cargos  militares, e assim viviam os  lavradores debaixo de uma dura e pesada jornada de trabalho com requinte de escravidão. 

Nesse contexto em nossa cidade de Chapadinha, levantou-se um homem muito corajoso, chamado Antonio Almeida Ataide. Ele e mais outros fundaram no dia 25 de maio de 1963 o sindicato dos lavradores em nosso município. Por causa deste sindicato , Antonio Ataide, foi preso torturado ameaçado de morte, porém, continuou firme na luta, não se abateu diante das perseguições.


Após esses primeiros enfrentamentos surgiram outros presidentes da entidade e continuaram lutando pela liberdade do povo. Era muita luta e poucas conquistas, ninguém podia falar em reforma agrária, porque poderia até ser preso. As autoridades eram todos contra os lavradores e o sindicato. Se o gado do patrão devorasse sua roça, ficava por isso mesmo, 

No entando a organização e a união dos lavradores foi crescendo aumentado a força do movimento sindical. Em 1971 o sindicato conquistou através das reivindicações os nossos direitos de aposentadoria. Com isso os lavradores passaram a ser mais valorizados e as autoridades foram criando espaço para o movimento sindical. 

Foram muitas as lutas e conquistas do STTR e de todos os sindicatos rurais em todo país. Durante esses 49 anos, houve por exemplo a redução de idade do homem de 65 anos para 60 anos, para sua aposentadoria; Foi conquistado o direito de pensão para o homem por morte de sua esposa; Reforma agrária com a criação de vários assentamentos resultante do INCRA e do Crédito Fundiário em nosso município e tantos outros direitos adquiridos. 

A atual presidente , Maria Leda Bezerra Viana, disse em entrevista ao Chapadinha Anúncios, que o trabalho sindical tem se intensificado nos últimos meses, mas com garra e enfrentamento todos os obstáculos que estão aparecendo em defesa dos direitos das pessoas que vivem em áreas de quilombos e reservas extrativistas, serão todos vencidos.

Hoje os lavradores estão organizados na modalidade da Agricultar Familiar. Mesmo sendo perseguido, o STTR de Chapadinha cresce a cada dia, onde se percebe que o sindicato é autônomo e democrático e todos os sócios tem vez e voz. "Aos poucos os benefícios vão surgindo no nosso municipio, tudo isso graça à Deus, em primeiro lugar , e os esforços dos lavradores", diz emocionado o ex-presidente e atual tesoureiro, Antonio Odilon.

O STTR completa 49 anos, tendo o reconhecimento dos sócios e companheiros lavradores que não esqueceram o papel muito importante, dessa instituição, na vida de cada um. "A nova geração de lavradores necessitam do apoio de todos. Precisamos está juntos em corrente de luta pelos direitos dos novos trabalhadores", ressalta a companheira Vanda Silva, acessora e líder da comunidade do Barro Vermelho.

Parabéns ao STTR pelos quases 50 anos de luta e coragem deste grande movimento sindical que fez a diferença para muitos trabalhadores oprimidos que viviam em regime de escravidão sem nenhuma pespctivas de futuro e qualidade de vida.







Do Blog Chapadinha Anúncios  

Nenhum comentário: