domingo, 10 de junho de 2012

Dividido PT Define Apoio ao Grupo Isaías-Belezinha


Militantes Pedem Anulação do Encontro

Em encontro municipal, ocorrido hoje, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que definiria a tática eleitoral e as alianças do partido para as eleições 2012 o PT decidiu aderir ao grupo de Isaías Fortes e declarar apoio à candidata Belezinha.

Na primeira parte do encontro foram deliberadas as diretrizes de atuação do partido para o executivo e para o legislativo, com ênfase aos temas de transparência e participação popular.

Antes da defesa das teses de apoio a candidaturas de outros partidos, o militante Chico da Cohab reclamou que a ata da reunião anterior não teria incluído temas importantes e questionou a validade do encontro, tendo sido vencido pela maioria.

Na hora da apresentação das teses a ala que defendia aliança com o grupo de Magno Bacelar e apoio à prefeita Danúbia, reclamou da condução dos trabalhos e decidiu apresentar recurso em momento posterior ao encontro e encampou a tese de aliança com o PC do B como forma de evitar aliança com o grupo de Isaías Fortes.

A aliança com Isaías-Belezinha foi feita pelo presidente Paiva e pelo secretário de trabalho e emprego Zezinho Lima que mudou de posição pouco antes do encontro e anunciou sua saída do governo municipal.

A tese de apoio a candidato do PC do B foi feita por Chico da Cohab e a defesa da participação do PT no governo ficou ao encargo do ex-secretário Eduardo Braga.

Os militantes que rejeitavam o entendimento com o grupo de Isaías aos poucos e por motivos diferentes foram deixando o encontro. Eduardo Braga e Juvenal Neres deixaram o rescindo após terem sido atacados em pronunciamentos sem que tivessem o direito de defesa garantido pela mesa.

A maioria decidiu pelo voto secreto e a diferença acabou ficando em  15 votos contra 7 em favor da aliança com o grupo de Isaías.

Os Recursos
O grupo que defendia aliança com o grupo de Magno e Danúbia reclama basicamente que o Diretório Nacional não forneceu a listagem de filiados aptos a votar e a tese (de apoio a Danúbia) não teve acesso à relação de filiados extraída do site do TSE, mas sem validade de acordo com regulamento interno para encontros. O grupo descontente com o resultado anunciou que pretende entrar com um recurso pedindo a anulação do encontro porque teve cerceado o direito de previamente conhecer a lista de votantes.

O prazo para impetrar o recurso é de três dias e o Diretório Estadual se pronunciará na primeira reunião semanal depois da inclusão da impugnação na pauta, que deve ocorrer ainda esta semana.

A Importância do PT
Dando a exata dimensão da importância do PT na sucessão municipal, aliados do ex-prefeito Isaías que antes hostilizavam a legenda, com sevaras críticas às lideranças (com termos como “mensaleiros”, “banda podre” e “sarnopetistas”) que incluíam agressões até ao ex-presidente Lula, agora comemoram a vitória e começam a elogiar o Partido dos Trabalhadores.

A própria candidata Belezinha supostamente de posse da mesma lista negada à tese contrária, trabalhou em conjunto com seus aliados dentro do PT, visitando pessoalmente os filiados e sendo decisiva no “convencimento” que acabou produzindo a vitória parcial.    

Um comentário:

Blog do Chapadinhense Aguiar disse...

É a briga política fazendo suas definições. Acho que esse grupo Ptista teve um pouco de aceleramento. Primeiro o compromisso político depois a briga se realmente existir. Agora assim, não se sabe o que esse PT quer realmente.