segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Difusora de Chapadinha Muda Direção e Blogueiro de Fora Lança Factoide de Invasão Armada

Meire Ribeiro Conversando com Alexandre Pinheiro e Eduardo Sá
O empresário Eduardo Sá, que detém contrato comercial com a TV Difusora que o autoriza a retransmitir o sinal da emissora em Chapadinha, foi oficialmente informar o fato ao atual operador do canal. Mas o que seria uma tentativa de acordo, acabou sendo divulgado, por um blog de fora, como invasão do local por pessoas armadas.


Blogueiro de Fora Especula e Passa Longe da Verdade
O blog de um senhor chamado Inácio Vecchiano, que seria pós-graduado em direito, publicou que “a emissora de TV de Chapadinha, Difusora, foi alvo de tentativa de invasão armada por quatro elementos que queriam tomar o canal de TV local dizendo-se donos do canal”, disse Vechiano, sem declinar nomes. Veja a matéria de Vecchiano aqui.

O blogueiro cujo perfil do facebook é de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ainda aponta a possibilidade do cometimento de crimes pelas pessoas que “invadiram” a emissora: “em uma análise rápida dos fatos, confrontamos, atos de improbidade administrativa, tráfico de influência, falsificação de documento, porte ilegal de arma, formação de quadrilha etc.”, supõe o blogueiro.

A Verdade dos Fatos e os Nomes das Pessoas
Conforme recorte abaixo, o empresário Eduardo Sá é possuidor de um contrato com a TV Difusora e foi à emissora para comunicar a mudança de comando aos proprietários da Empresa Leal e Associados, que vinha explorando a retransmissão.  

Eduardo Sá entrou acompanhado de mais três pessoas no prédio da Difusora, ali encontrando a senhora Meire Ribeiro, solicitou diálogo com a mesma que recebeu o grupo em seu gabinete (foto acima).

Após tomar conhecimento do contrato, Meire optou por chamar o jornalista Leal Jr para tratar do assunto diretamente com Eduardo Sá. Leal Jr chegou demonstrando inconformidade com a situação e  tratando a presença do grupo como um “circo armado” em seu gabinete. Eduardo Sá insistiu que Leal analisasse o documento. Depois de olhar o contrato Leal disse que o mesmo não tinha valor e que gostaria de dialogar apenas com Eduardo Sá, pediu que os demais se retirassem da sala. Neste momento Eduardo Sá disse  não aceitar a indelicadeza com os demais interlocutores e preferiu deixar o local. Uma equipe de reportagem da TV Difusora filmou a saída do grupo, mas não publicou o vídeo até o momento.

Empresário, Jornalista, Ativista Social e Policial Militar
As pessoas que o blogueiro Vechiano trata como invasores (sem citar nomes) são o próprio empresário Eduardo Sá, o titular deste blog Alexandre Pinheiro, o ativista social Juvenal Neres e o policial militar (e também blogueiro) Claudecir Satil.

Além da foto que ilustra a matéria, demonstrando não ter havido qualquer ato de violência na tentativa de acordo, a conduta reconhecidamente pacata das pessoas que participaram das conversas não deixam dúvida que a matéria de Inacio Vecchiano não passou de um factoide.   

Versão Sem Invasão
No final da tarde de hoje, o blogueiro Enedilson Santos, do Chapadinha Anúncios, publicou matéria tratando do assunto, limitando-se especular sobre a motivação política da mudança de comando da emissora. Sem qualquer menção à suposta invasão armada.

Sá na Justiça
O empresário Eduardo Sá informou ao blog que trata do contrato  com a Difusora como mais um de seus negócios comerciais, que pretende demonstrar a legalidade do contrato e assegurar o direito de retransmitir a Difusora pela via judicial. Sobre a conotação  política apontada por adversários, Eduardo Sá declarou que ainda vai se manifestar a respeito. 


Trechos do Contrato Entre Difusora de São Luís e Eduardo Sá

Nenhum comentário: