quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral Treina Mesários de Chapadinha e Mata Roma


Do Blog CN1

Teve início nesta quarta-feira (19), no auditório do Fórum o treinamento para presidente e 1º mesário do município de Chapadinha convocados para trabalhar nas eleições deste ano. O juiz da 42ª Zona Eleitoral, Cristiano Simas abriu o treinamento. “O objetivo é estreitar a relação dos mesários com a justiça eleitoral, conhecê-lo  cada um deles e pedir aos mesmos que  garantem uma eleição limpa, transparente e  que a vontade do eleitor prevaleça em detrimento dos interesses pessoais”, afirmou o juiz eleitoral.

Neste primeiro dia de treinamento foram abordados assuntos em relação à instalação da seção eleitoral, seu funcionamento, materiais utilizados, processo de instalação das urnas eletrônicas,  fluxo de votação e as funções do presidente de mesa e  primeiro mesário.

Os mesários também receberam  orientações sobre como agir diante de situações diversas durante o processo eleitoral. “Oportunamente eu vou encaminhar a imprensa uma relação das medidas que nós vamos adotar aqui em Chapadinha no tocante ao processo de votação. 

Dentre elas,  por exemplo;  se uma pessoa invalida comparecer a seção eleitoral, ele pode se fazer acompanhar por um menor? Pode! Desde que seja um menor de até 14 anos e que a pessoa comprove o grau de parentesco mediante documentação. Essa medida visa garantir uma lisura no pleito, evitando assim que uma criança por exemplo, seja treinada para votar em nome de um determinado candidato em várias situações que viola obviamente a lei eleitoral”, frisou Dr. Cristiano Simas.

Os mesários tiraram algumas duvidas em relação do inválido votar e dos documentos necessários a votação. Segundo o juiz,  a lei eleitoral é clara. “Documento oficial com foto, logo de plano agente vai  desconsiderar como documento  carteira sindical. Documento oficial com foto é:  identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte. Esses são os documentos que a lei exige.  Aqueles que não  tiverem o documento oficial com foto e que estejam no caderno de votação se municiado de outros documentos que comprovem a identidade,  eles exerceram o direito ao voto”, concluiu  Dr. Cristiano Simas. O treinamento vai até sexta-feira (21) no auditório do Fórum de Chapadinha.

Mata Roma
Por falta de energia, o treinamento dos mesários  de Mata Roma que seria realizado  ontem (18) foi adiado para o dia 26 pela manhã na Unidade Integrada Oliveira Roma daquela cidade.

Nenhum comentário: