sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Blogueiro de Belezinha Diz Que Governo de Isaías Era Corrupto


Ontem, durante audiência de um processo movido por alguns vereadores contra Enedilson  Santos, o blogueiro, que se revelou o maior entusiasta e defensor da candidata Belezinha na internet, disse com todas as letras que o governo do líder do grupo, ex-prefeito Isaías foi “corrupto”.

Enedilson Santos ao comparar a aprovação de contas de Magno com relação às de Isaías que foi reprovada, considerou haver “dois pesos e duas medidas na Câmara de Chapadinha”, porque a desaprovação de Isaías foi correta pois, “a apreciação do ex-prefeito retratava desvio de dinheiro público, infração às normas legais, irregularidade de natureza contábil e orçamentária”, declarou o blogueiro do Chapadinha Anúncios.

Intitulado Poeta da Cidadania, Enedilson assinala também que, na gestão de Isaías, houve fraude em licitações. “Acredito que a desaprovação das contas de Isaías fui justa, uma vez que era notório que o governo do ex-prefeito era corrupto e irregular”, detonou Enedilson Santos, na frente dos advogados, promotor de justiça e do juiz.  (Veja recorte acima)

Forte “Pero no Mucho”



O blog do Jonnay Alves publicou um texto de Ednewton Viana endereçado a mim, que recebi dias atrás e não havia respondido para não confrontar desnecessariamente argumentos de alguém como o Ednewton: tão querido e afável quanto ausente e desconhecedor da história de Chapadinha. Como seus companheiros resolveram publicar o e-mail, me proponho a debater os termos com os negritos após cada trecho.

"Saiba que o que eu mais queria era ter você ao lado de Belezinha 10, a nossa futura prefeita. És um profissional competente, é de família notória e de tradição na cidade, fato que me honra muito, é de conduta ilibada, tem princípios, veste a camisa do time pelo qual joga, faz belíssimos gols e é de uma fidelidade inconteste. São predicados que o credenciam para jogar em qualquer time. Espero um dia, quem sabe, lhe contratar para jogar no meu time. Repito: São excelentes predicados, e todos nós lhe respeitamos muito por isso."

Não sei se faço jus a tais elogios. Vejo as palavras do Ednewton, em contraponto aos termos usualmente utilizados contra mim pelo dono do blog (Jonnay Alves), como sinal da força dos meus argumentos e a necessidade de atenuar o fardo das desastrosas administrações de Isaías com relação ao projeto eleitoral do grupo deles.

"Sei as razões que o impedem, mas em política, meu caro, tudo muda, tudo passa e tudo se transforma em busca de uma aliança com quem tem votos. E o Sr. ISAÍAS FORTES, indiscutivelmente, tem esse predicado: é campeão de votos, tem carisma, é reverenciado e respeitado pelo povo. Não é desprezível o seu apoio e qualquer candidato gostaria de tê-lo."

Quem garante saber das razões das causas alheias geralmente ignora as próprias. Reiterando que jamais neguei ou menosprezei a força eleitoral e liderança de Isaías e – sem forçar comparação exata – vejo os mesmos predicados elencados acima cair como luva para grandes facínoras da história como Hitler, por exemplo.  

"Veja o exemplo mais recente: o meu presidente LULA e o PT, Partido dos Trabalhadores, o seu partido, procuraram o deputado Paulo Maluf em busca de apoio ao FERNANDO HADDAD, candidato a prefeito de São Paulo. Foi duramente criticado por seus opositores, mas o MALUF é campeão de votos na cidade de São Paulo, volto a repetir, é campeão de votos! É imbatível! Se vai transferir os seus votos, não sei. Mas tem voto!"

Embora tenha divergido do apoio, achando similares as biografias do paulista com o chapadinhense, lembro, contudo, que Maluf não indicou a vice, não é sobrinho do candidato e não encostou a mão no ombro de Haddad prometendo abolir multas de trânsito. Eis algumas diferenças!

"É utopia imaginar que o ex-prefeito ISAÍAS FORTES não terá a sua participação na nova administração de Chapadinha, digo, terá sim e será muito bem aceito pelo povo que o apoia e elegerá BELEZINHA 10."

O problema aqui é o grau de participação. Se for igual ao da campanha, Chapadinha que se prepare pra ter salários em atraso e a volta da violência física contra opositores, entre outras coisas.

"Não é difícil governar, é só definir as prioridades ouvindo primeiramente o povo! Acredito que a candidata BELEZINHA 10 TEM TUDO PARA FAZER UMA BOA ADMINISTRAÇÃO. Vem de uma infância muito humilde, não foi fácil a sua luta, o que não é diferente daquelas pessoas simples, honradas, que esperam por oportunidades e dias melhores para as suas vidas e para a nossa cidade. O destino, através do seu trabalho com respeito ao próximo, com seriedade naquilo que faz com determinação, lhe conduziu para a iniciativa privada. É vencedora nos seus empreendimentos, tem honradez, é batalhadora incansável, próspera e, para a política de hoje, tem inegavelmente a FICHA LIMPA, o que lhe credencia junto ao nosso povo. Temos sim que ajudá-la a fazer um governo participativo e progressista."

Francamente, não considero governar tão fácil assim. E não acho que Belezinha seja um demônio em pessoa (nem Isaías o é). Mas tá longe dessa santidade. Há questionamentos contra sua conduta nunca enfrentados por ela: uso de laranjas em suas firmas e ter sido beneficiária de esquema de aforamento ilegal de terrenos na época do ex-prefeito Isaías, conforme denúncia da promotoria; só pra citar dois exemplos. 

"É claro que ela não tem experiência política, e precisa? É só se cercar de pessoas capacitadas, inteligentes e competentes, assim como você. A nossa cidade e o seu grupo tem pessoas preparadas. Vou exemplificar: o ex-jogador de futebol Romário, qual a experiência política que ele tinha? Porém, vem dando show no exercício do seu mandato, é um dos 513 deputados mais atuantes dessa Legislatura aqui no Congresso, somos testemunhas."

Não considero a falta de experiência prenúncio de fiasco administrativo. O defeito de Belezinha não é desconhecer a diferença entre empenho e nota promissória, é ter aprendido rápido demais a fazer negócios políticos a imagem e semelhança de seu criador.

"Quando estive aí em Chapadinha, indicado pelo Deputado Waldir Maranhão para exercer a presidência do Partido Progressista (PP) na cidade, e participando do "CHAPADINHAMENTE NÓS" em julho do ano passado, fato que você documentou, a primeira coisa que fiz foi procurar a Sra. DUCILENE BELEZINHA, uma próspera empresária local querida por todos e virtualmente candidata à prefeitura da cidade. Coloquei o meu Partido, o PP, à sua disposição e, com a autorização da Presidência Regional, tentei negociar a sua filiação e lançá-la candidata à Prefeitura de Chapadinha. Mas, por sua fidelidade ao PRB e ao meu amigo Deputado Cleber Verde, que já vinha fazendo negociações com ela, esta declinou do convite. Me agradeceu e nos tornamos amigos, e a partir desse momento passei a admirá-la e tornar-me seu seguidor."

Nada a declarar. Seguidor é a palavra exata pra quem é partidário do grupo de Isaías.

"Agora, pasme! Nos contatos e conversas que tive com populares na cidade, procurando saber do potencial político de cada um, a resposta era sempre a mesma: "Se Belezinha vier com apoio de Isaías Fortes, ela ganha as eleições, sozinha não! Isaías tem 50% dos votos que ela precisa para ganhar"."

É de pasmar mesmo! Belezinha não tem potencial diferente do tio Isaías, que eleitoralmente tem uma coisa mais forte que ele: sua rejeição! 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vídeo Lembra Desmandos de Isaías e Chama Belezinha de Isaías Disfarçada


Um vídeo de pouco mais de 4 minutos, postado no youtube, relembra desmandos das administrações de Isaías. O filme reproduz recortes e narra matérias dos jornais “O Estado do Maranhão” e Jornal Pequeno, sobre atrasos de salários, corrupção, caos administrativo e agressão a adversários.

Como este blog vem dizendo faz tempo: a política de Chapadinha se divide entre Isaías e Magno. Danúbia, Belezinha e outros atores são meros coadjuvantes da trama. Por isso o vídeo é um bom instrumento de análise e um instigador da pergunta fundamental da campanha: em que pese os erros do grupo governante, vale a pena mudar correndo risco de voltar as práticas mostradas no filmete? Veja Abaixo! 





quarta-feira, 29 de agosto de 2012

São Benedito: TJ Recoloca Creomar Mesquita no Cargo de Prefeito



O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) suspendeu a liminar que havia determinado o afastamento de Creomar Mesquita do cargo de prefeito de São Benedito do Rio Preto.

O presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior, proferiu a decisão, tornando sem efeito a limar do juiz da Comarca de Urbano Santos, que havia afastado o prefeito do cargo atendendo uma Ação Civil Pública.

Creomar Mesquita deve assumir amanhã, 29, ou sexta-feira, 31, quando aliados políticos irão lhe receber.

Abaixo o trecho da decisão:
“Diante do exposto, ex vi do art. 540 do RITJMA, reconsidero a decisão de fls. 62/66 para deferir o Pedido de Suspensão de Liminar nº 27.947/2012 (0004921-32.2012.8.10.0000), suspendendo, assim, os efeitos da decisão proferida pelo juízo da Comarca de Urbano Santos nos autos da Ação Civil Pública nº 429-05.2011.8.10.0138. Comunique-se ao juízo a quo a respeito desta decisão, bem como oficie-se à Câmara Municipal de Vereadores de São Benedito do Rio Preto. Oficie-se, ainda, aos estabelecimentos bancários nos quais a municipalidade possua contas (BANCO DO BRASIL, Agência 1613-6, Avenida Gomes de Castro, 46, Praça Deodoro, Centro, São Luís/MA, CEP 65020-030, Fax (98) 3216-3520 e BRADESCO, Agência 5388, Praça José de Freitas, s/n, Centro, São Benedito do Rio Preto, Maranhão, CEP 65000-000, Fax(98)3468-1083) para que, a partir desta decisão, reconheçam a titularidade do gestor José Creomar de Mesquita Costa para as movimentações financeiras. Publique-se. Cumpra-se. São Luís, 29 de agosto de 2012. Des. Antonio Guerreiro Júnior P R E S I D E N TE”.
Blog do Luis Pablo

Candidata a Vereadora Denuncia Agressão


Mais uma denúncia de agressão é registrada na campanha eleitoral de Chapadinha. A candidata Isamara Syndys do grupo de Belezinha, relata ter sido agredida no Parque Independência o blogue de Wiliam Fernandes notícia o fato e o Ações e Destaques ouve médico e delegado acrescentando informações.

William Fernandes
A candidata a vereadora pela coligação de Belezinha, Isamara Syndys, contou ao blog do William Fernandes, por telefone, que foi agredida por um jovem, na manhã desta terça, quando passava por uma rua do Parque Independência.

Isamara disse que eram dois jovens em uma moto, que, segundo ela, havia sido comprada hoje. "Eles se aproximaram e perguntaram: 

- Você que é a nossa candidata a vereadora, a Isamara? Muito prazer!. Quando estendi a mão para cumprimentar o da frente, o que estava na garupa começou a me agredir com um pedaço de ripa e com chutes. O da frente falou que já estava bom e que já havia gente se aproximando. Depois eles fugiram.”, contou a candidata.

Isamara disse nunca ter visto tais pessoas e que já submeteu-se a exame de corpo de delito. A polícia já foi acionada para tentar localizar o agressor para o reconhecimento da vítima.

Ações em Destaques Ouve Médico e Delegado
De acordo com as informações do médico plantonista, Dr. Joel, Izamara Castro da Silva, deu entrada no HAPA às 10h35min da manhã de hoje (29), lúcida e bastante agitada, alegando ter sido açoitada com pedaços de ripa por dois jovens desconhecidos que andavam numa moto.

O médico afirmou ainda que, não foi constatada nenhuma fratura, hematomas ou ferimentos graves, apenas escoriações leves no lado esquerdo da vítima, mais precisamente, no pescoço, antebraço e costelas.

O caso está sendo investigado pelo delegado, Jairon Timbó, que já determinou a realização de exame de corpo em Izamara Castro da Silva, o mesmo será analisado hoje à tarde e o delegado deverá colher o depoimento da candidata a vereadora sobre o episódio, ainda na tarde de hoje.

A nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com Izamara por telefone, entretanto, o pai dela, o radialista Mandioquinha, disse que ninguém da família se pronunciaria sobre o caso.

ITERMA Elimina Dúvidas Sobre Polo Coceira, em Santa Quitéria


Em mais de cinco anos, as comunidades do polo Coceira presenciaram o surgimento de inúmeras hipóteses que ou confirmavam ou que desmentiam a versão propalada pela Suzano que quase sete mil hectares do município de Santa Quitéria de fato lhe pertenciam.   Uma das primeiras versões, na qual as comunidades logo se apegaram para prover de sentido sua luta pela regularização fundiária do seu território, encartava documentos que comprovariam a aquisição de posses de terras através da falsificação de assinaturas por parte da Paineiras.

As comunidades do polo Coceira e as organizações da sociedade civil ousavam em sua luta, contudo a gravidade da acusação em primeiro momento não forçou a Suzano Papel e Celulose a recolher o seu maquinário de destruição como se viu em 2009. Neste ano, as empresas terceirizadas da Suzano, depois de extenuarem a Chapada na Barra da Onça, destacaram-se sobre as Chapadas do polo Coceira para arrebentar a vegetação nativa. A informação sobre a falsificação das assinaturas os privilegiou no contexto da bacia hidrográfica do rio Buriti, justamente uma das bacias mais impactadas pelo avanço da soja no final da década de 90, pois só com a posse dessa informação as quatro comunidades do polo Coceira barraram os tratores bem no começo do serviço.

Nesse caso, como em tantos outros, o governo do Maranhão se mostrava indisposto para averiguar a procedência das acusações, afinal a acusação de falsificação de assinaturas afetava diretamente o Iterma (Instituto de Terras do Maranhão). A Suzano Papel e Celulose chegara primeiro as instancias governamentais através dos políticos da região e de empresas como a Margusa/Marflora, empresa do ramo de ferro-gusa, da qual ela comprara várias extensões de Chapada em boa parte do Baixo Parnaiba. As Chapadas do povoado Todos os Santos e Marçal dos Onça, município de Urbano Santos, memorizaram o processo avassalador de grilagem de terras protagonizado por políticos de espectro e de aspecto regional como Nego Garreto e empresas como a Margusa/Marflora. Num disparate desses, o que os funcionários do Iterma menos queriam era ficar no fogo cruzado entre politicos, empresa e comunidades. Eles se entenderiam por conta própria ou não se entenderiam. O Nego Garreto distribuiu alguns trechos da Chapada para a comunidade de Todos os Santos. A comunidade de Marçal dos Onça expulsou o Nego Garreto e a Margusa/Marflora e no governo Jose Reinaldo Tavares teve mais de 2.000 hectares regularizados pelo Iterma.

A Suzano contabiliza mais de cem mil hectares de terra no Baixo Parnaiba maranhense e boa parte se origina na dúvida (na dúvida o Iterma propenderia a Suzano, a Margusa e a um plantador de soja), como no caso da Chapada de Todos os Santos, em Urbano Santos. A Suzano Papel e Celulose é sabedora desses fatos, tanto que nunca contestou as acusações feitas pelas comunidades do polo Coceira.  Se havia ilicitude, aguardava-se que a empresa obtivesse junto ao governo do Maranhão algum documento proveniente das profundezas de algum cartório que resguardasse seus interesses em Santa Quiteria. Colecionou-se outra versão mais recente que cogitava uma hipótese na qual a Suzano comprara o polo Coceira da Margusa/Marflora. No entanto o que se apreendeu com o relatório apresentado pelo Iterma em 20 de agosto de 2012 é que a Suzano não possui nenhum hectare no polo Coceira. A empresa queria cantar de galo em terreiro alheio.

Por: Mayron Régis – Fórum Carajás 

Vereador Samuel Sofre Infarto, Foi Estabilizado em Chapadinha e Passa por Exames em São Luís

Vereador Samuel Sendo Atendido no HAPA / Foto Foguinho 

O vereador Samuel que passou mal ontem 28, durante um comício realizado no Bairro Vila Isamara,  já está no Hospital São Domingos em São Luís.

Samuel sentiu dores no peito após discursar em comício na Vila Isamara. 

Depois de sua fala Samuel deixou o local conduzindo o próprio carro, quando os sintomas se agravaram, ele resolveu procurar atendimento e no Hospital Antônio Pontes de Aguiar foi constatado infarto.

Atendido pelo cardiologista Rogério Moreira, o vereador recuperou a pressão arterial e foi estabilizado, ainda no HAPA. Depois foi transferido para São Luís para exames e outros procedimentos.  

Em conversa por telefone com a sua esposa "Paizinha" ela contou ao Blog do Foguinho que ele (Samuel) chegou na madrugada de hoje no hospital São Domingos e foi encaminhado direto para a emergência e pela manhã o vereador já estava realizando uma bateria de exames inclusive um cateterismo.

Ele já está fora de perigo, mas a sua esposa falou que não tem a previsão do retorno do vereador para Chapadinha, segundo relata o blogueiro Foguinho. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vereador Samuel Passa Mal Durante Comício



O vereador Samuel Nistron (foto), decano da Câmara Municipal de Chapadinha, passou mal agora a pouco durante comício em que participava ao lado de Magno, na Vila Isamara.

O vereador sentiu dores no peito e foi levado ao HAPA, onde está sendo atendido. O deputado Magno e o ex-prefeito Zé Almeida (ambos médicos) estão no local.

Mais informações em Instantes.  

Motorista de Carro de Som de Magno é Agredido na Vila Isamara

Aldean Farias com Ferimentos no Rosto

O motorista de um carro de som, tipo paredão, Aldean Farias de Sousa, que trabalha para a campanha de Magno Bacelar, foi agredido covardemente por vários homens, quando se aproximava do local do comício que está sendo realizado neste momento (21h00), na Vila Isamara.



Segundo Aldean, ele trafegava pela avenida principal do bairro, quando um grupo de pessoas o pararam e pediram que descesse do veículo. Assim que ele desceu do carro, foi agredido violentamente pelo grupo, que segundo Aldean, era formado por cerca de 10 pessoas.


Aldean Com Policiais Presentes ao Local

A polícia estava no local e circulou com o motorista agredido em busca dos agressores. O comício ainda não terminou e os partidários de Magno temem por outros atos de violência que atribuem a grupos orquestrados por adversários ligados a Isaías e Belezinha.

Em instantes mais informações.

Com informações de William Fernandes e fotos Blog do Alexandre

Magno Propõe e Aprova Homenagem a Dilma e Lula



A Mesa Diretora da AL aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça (28), da Assembleia Legislativa, os Decretos Legislativos 409 e 410/2011 de autoria do deputado Magno Bacelar, que concedem a medalha do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão”, respectivamente, ao ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Vana Rousseff.

A medalha “Manoel Bequimão” é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual.O ex-presidente Lula e a presidente Dilma devem ser condecorados com as comendas quando de suas visitas a São Luís, previstas para acontecerem no mês de setembro, em data a ser confirmada, por ocasião da programação de comemoração do aniversário de 400 anos de São Luís.

Ao justificar a homenagem, o deputado Magno Bacelar reconheceu os avanços dos programas sociais e das ações do governo federal nas gestões de Lula e Dilma e que foram responsáveis por enormes avanços sociais em todo país e que foram sentidos fortemente na sua região, a do Baixo Parnaíba.

Magno fez questão de destacar obras e iniciativas do governo de Lula e da presidenta Dilma em benefício de Chapadinha. “Além de sempre nos ter atendido com o aumento dos programas sociais, tanto Lula quanto Dilma sempre demostraram querer bem Chapadinha”, disse o deputado. “Aqui em Chapadinha temos uma grande Universidade Federal, um conjunto com mil casas, uma boa estrada de entroncamento até aqui e diversas outras obras fruto de nossas reivindicações e da sensibilidade destes dois grandes brasileiros. Por isso só tenho a agradecer, em nome do povo de Chapadinha ao Lula e a Dilma por tudo que têm feito por nós. Tenho a honra de ter proposto esse homenagem e terei a satisfação de entregar essa a medalha pessoalmente ao Lula e à Dilma”, finalizou Magno Bacelar.  

Dirigente Nacional do PT Vem a Chapadinha em Apoio a Eduardo Braga e Luís Barbeiro

Jefferson Lima Discursa em Apoio a Eduardo Braga e Luís Barbeiro
O secretário nacional de juventude do partido dos trabalhadores Jefferson Lima e o secretário estadual de juventude do PT Paulo Romão estiveram em Chapadinha na manhã de hoje e participaram de ato em apoio às candidaturas de Eduardo Braga e Luís Barbeiro para a câmara municipal.


O evento aconteceu na Churrascaria São Francisco e contou com a presença de lideranças como o ex-vereador Edmilson Conrado Pinto (fundador e primeiro parlamentar do PT em Chapadinha) e o ex-prefeito Zé Almeida que lembrou que desde sua época na prefeitura vem reconhecendo a importância do PT na política de Chapadinha, "quem primeiro fez a junção do PT com o PMDB fui eu, quando então prefeito escolhi a petista Neném Coelho para secretária de educação, depois fomos vereadores juntos e combatemos as mesmas coisas erradas que haviam nesta cidade” disse Zé Almeida.


Zé Almeida contou que conhece Eduardo Braga desde criança, por ser amigos de seus filhos e falou da satisfação de rever o Eduardo Braga consciente e atuante na política de Chapadinha. “Sei que a luta e árdua, mas o Dudu (Eduardo Braga) está preparado para buscar uma vaga na câmara, ele é capaz de vencer e aposto na eleição dele”, concluiu Zé Almeida.


Em sua fala Eduardo Braga disse que as duas candidaturas (a dele e de Luís Barbeiro) pretendem a renovação da câmara e também a consolidação e o fortalecimento de uma política petista, “esse projeto político nacional que tem mudado a vida do jovem, do povo brasileiro e melhorado a situação dos pobres deste país, tem que ser consolidado com a eleição de representantes em cada cidade”, declarou Eduardo Braga.


Braga concluiu pontuando o projeto de sua eleição como coletivo, falou dos desafios, mas reafirmou confiança no grupo que lhe apoia: “nunca dissemos que seria uma disputa fácil, sempre falamos que seria uma luta que valeria a pena ser enfrentada e, se é grande desafio, ele não pode ser vencido individualmente, por isso eu acredito nas pessoas que estão aqui que podem superar as barreiras colocadas e nos levar à vitória com entusiasmo no dia 7 de outubro”, finalizou Eduardo Braga.



Oriundo do estado de Sergipe, o secretário nacional de juventude do PT, Jeferson Lima informou que em todo Brasil o PT tem mais de 4 mil jovens militantes disputando vagas no legislativo municipais.  Lima declarou, ainda, que veio a Chapadinha a convite de Eduardo Braga, contou da satisfação em encontrar um jovem trabalhador petista e sindicalista como Luís Barbeiro, também como militante e candidato à câmara, “representamos uma política vitorioso, que já tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, que tem inúmeros programas sociais em benefício da juventude, precisamos de parlamentares com o perfil de Eduardo Braga e Luís Barbeiro, para que possam representar e fortalecer o presidente Lula e a presidenta Dilma” finalizou o secretário nacional Jeferson Lima. 

Magno Fala Sobre Audiência com Roseana e Construção de Hospital em Chapadinha



Na sessão desta terça-feira (28), o deputado Magno Bacelar (PV) relatou audiência que teve com a governadora Roseana Sarney (PMDB), na segunda-feira (27), para tratar do projeto de construção de um hospital regional no Baixo Parnaíba, com sede em Chapadinha. Bacelar mostrou-se confiante que o governo do Estado vai executar o projeto, por conta da necessidade da população da região de um hospital de alta complexidade.

O deputado do PV explicou que a construção de um hospital desta natureza evitaria que a população procurasse São Luís em casos graves de doença e afirmou que a sensibilidade da governadora fará com que o projeto seja executado. Magno Bacelar lembrou que o governo já construiu hospitais grandes em outras regiões e que vai acontecer o mesmo em relação ao Baixo Parnaíba.

CURSO DE MEDICINA
O parlamentar verde contou que aproveitou a audiência para tratar também da reivindicação de implantação de um curso de Medicina em Chapadinha e que o hospital regional poderia servir de escola para os estudantes. Magno Bacelar enfatizou que o hospital seria de alta complexidade, com UTIs e equipamentos modernos. Manifestou confiança no governo estadual, porque estaria realizando obras em todas as regiões do Maranhão, apesar da economia do país apresentar problemas, mas que o Estado está com as contas equilibradas e pronto para receber investimentos federais.

Bacelar falou ainda da aplicação de emendas parlamentares e disse que as dele estão sendo investidas em estradas vicinais e poços artesianos. Outro tema abordado foi a falta de água registrada nos municípios do Baixo Parnaíba e as queimadas provocadas pela estiagem que atingiu o Estado. Magno Bacelar garantiu que a população de Chapadinha já está enfrentando graves problemas, por conta da falta de água e que os poços e reservatórios estão secando.

O parlamentar alertou que o quadro deve piorar por conta da previsão de que a estiagem vai se prolongar ainda até o mês de dezembro e pediu que o Governo Federal inclua os municípios da região nos programas sociais de assistência às populações que enfrentam estiagem.

Autor: Waldemar Têrr / Agência Assembleia

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pesquisa que Nasce Torta, Nunca Se Endireita



Fazendo um esforço para tratar a pesquisa divulgada hoje, por avião, como detentora do mínimo de credibilidade precisaríamos  desconsiderar que essa mesma começou sendo divulgada como feita entre julho e dezembro (meses após a eleição), no município de Codó, encomendada por Aldy Saraiva (ex-candidato a vide de Isaías em 2008) e, ainda que a dita tenha sido julgada irregular e que “não espelhava a realidade”, nas palavras do juiz Cristiano Simas.

Se fosse possível esquecer todos os erros e falhas que fulminam a credibilidade da tal pesquisa, a data (corrigida) sustenta que as entrevistas teria sido realizadas em 26 e 27 de julho de 2012, mais de trinta dias atrás.

Ora, se contra todas as suspeitas de falsidade, por generosidade ou inocência, o eleitor a aceitasse como verdadeira, estaria olhando para uma foto tirada a 30 longos dias atrás. Numa campanha dinâmica e recheada de fatos diários, se amparar em pesquisa tão suspeita em sua confecção e tão velha no tempo de divulgação é o maior indício de que a certeza "do já ganhou" se perdeu no tempo e mais se evapora nos desacertos de tentar ajeitar uma pesquisa que já nasceu torta.

Pressão 43! Jovens Criam Blog em Favor de Magno



Uma iniciativa de um grupo de jovens colocou no ar o Blog Pressão 43. Com charges, vídeos e textos os jovens criaram um blog descolado e alternativo em apoio á candidatura de Magno Bacelar a prefeito de Chapadinha.

Outra iniciativa de jovens, genuinamente chapadinhenses, militantes do grupo de Magno acabou produzindo um dos maiores sucessos da campanha: a música estilo “pancadão”, o Pressão 43.

No mesmo estilo surge o blog pressão 43 que pode ser acessado clicando aqui

Da Assessoria

Pesquisa: Glinoel Lidera com Folga em Mata Roma


Pesquisa Escutec/O Estado realizada no município de Mata Roma revela que, se fossem hoje, as eleições na cidade seriam vencidas pelo candidato Glinoel Garreto (PV), da coligação "A Força do Povo é Maior", formada por PDT, PT, PHS, PV, PRP e PSDB. O candidato verde aparece com 51,7% das intenções de votos.

Em segundo lugar, com 35,8% das intenções de votos, está a atual prefeita, Carmem Neto (PMDB), que encabeça a coligação "Unidos por Mata Roma". Ela tem PP, PMDB, PSL, PSDC e PSD lhe dando sustentação política.

O candidato Besaliel Albuquerque (PDT) ainda aparece no levantamento, com 3%, mas já renunciou à disputa e, atualmente, segundo dados do DivulgaCand - sistema de registro de candidaturas mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - apoia a coligação que lidera a pesquisa. Não sabiam ou preferiram não responder ao questionário 9,5% dos entrevistados.

A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada em Mata Roma entre dos dias 18 e 19 de agosto, tendo ouvido 201 pessoas. A margem de erro da consulta é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito dia 21 deste mês, sob o protocolo MA-120/2012.

A prefeita Carmem Neto, que está em segundo lugar no quesito intenções de votos, é a líder quando o assunto é a rejeição. Dos entrevistados, 36,3% disseram não votar na peemedebista de jeito nenhum.

O Estado do Maranhão

domingo, 26 de agosto de 2012

Manoel Ribeiro Afirma Que Roseana Mandou Cortar Recursos a Entidades Fantasmas Denunciadas por Magno

Na última quinta-feira, 23, o deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB) confirmou, durante seu discurso, a existência de convênios assassinados pelo Governo do Estado com entidades “fantasmas”.

Ao sair em defesa do deputado Magno Bacelar, o ex-líder do governo acabou confirmando a denúncia da “farra dos convênios” que tem a nítida intenção de beneficiar os prefeitos que rezam na cartilha do grupo Sarney.

“Eu quero parabenizar a governadora Roseana Sarney; quando ela soube da denúncia desses convênios que estavam saindo no ralo para a prefeitura denunciado pelo nosso deputado Nota 10 [Magno Bacelar], ela mandou cortar todos que existiam com essas prefeituras, essas entidades fantasmas”, afirmou.

Na terça-feira, 21, Bacelar ocupou a tribuna da Casa e denunciou o governo do qual faz parte, de uma suposta realização de convênios, através do NEP, com uma associação ligada a sua adversária e candidata a prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes. a Belezinha (PRB).

Segundo Magno Bacelar, o governo teria destinado R$ 1,3 milhão para fazer estradas vicinais ligando a sede aos povoados, para fins de vantagens eleitorais ao grupo de Belezinha.

O Ministério Público Eleitoral precisa apurar esta grave denúncia feita pelos próprios membros da base governista.

Do Blog do Luís Pablo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Famosa: Pesquisa Suspeita Repercute em São Luís


A suspensão judicial da pesquisa irregular que a coligação Chapadinha Para Todos (da candidata Belezinha) publicou, esta semana, ganhou repercussão estadual com a matérias nos blogs de Marco D’Éça e Luís Pablo.

O texto abaixo é de D’Éça e comentário final de Luís Pablo.

Nesta quinta-feira, 23, o juiz da 42ª Zona Eleitoral de Chapadinha, Cristiano Simas, determinou a suspensão de uma pesquisa que o grupo da candidata a prefeita Dulcilene Pontes, a Belezinha (PRB), estava realizando no município.

Para o magistrado, além da data informada para a pesquisa – entre 27 de julho e 27 de dezembro (?) – havia até áreas do município de Codó entre as pesquisadas.

Detalhe: antes mesmo da aprovação pela Zona Eleitoral, Belezinha mandou distribuir panfletos com informações sobre a pesquisa com o único objetivo de ganhar vantagem eleitoral.

- Colhe-se ainda do sobredito documento que a pesquisa teria sido realizada na área geográfica do município de Codó, em que pese os bairros lá arrolados se localizem nesta Urbe - diz o despacho do juiz Cristiano Simas, que determinou também o recolhimento dos panfletos.

Nem a candidata Belezinha, nem a coordenação de sua campanha se manifestou quanto à decisão do juiz.

Ao que parece, quem tá desesperado não é o candidato a prefeito Magno Bacelar. E sim o grupo oposicionista do município.

Nota do Blog: Em que pese Belezinha não ter se pronunciado na imprensa, na reunião de hoje, com o juiz eleitoral, a candidata e representantes de sua coligação defenderam a pesquisa e declararam que pretendem voltar a divulgar a mesma, no domingo.