terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bucéfalos e Rocinante Não Poupam a Inteligência



Por: Almir Moreira – Advogado

Na mídia local, num setor TRESLOUCADO, mas TRESLOUCADO mesmo, desses que do genitor a Jesus Cristo ninguém escapa da esculhambação, nota-se, estilisticamente, que apenas repetem a linha  nacionalmente adotada contra a democracia: o denuncismo barato e a interpretação a-histórica dos fatos.

A idiotice é tão grande que chega ao ponto de se questionar: será mesmo ignorância, maldade ou déficit congênito de caráter? Assassino da lógica, do bom senso e da história nem ruboriza quando apresenta "seus textos”. Geralmente a serviço, relincha à altura do que representa, sem dúvidas!

Apegado ao falso moralismo, pratica um vale-tudo ensandecido e anárquico. Terrorista das palavras vai constituindo uma Al-Qaeda eletrônica disposta a tudo, às vezes até suicida. Como tresloucado, de vez em quando atira no próprio pé, recentemente, por exemplo, deitou malhação em certo setor da administração municipal atual, a serviço, claro! Só se esqueceu de que, ao atacar uma parte, atacou o todo. Ao atacar certo setor administrativo, nos termos como fez, atingiu a Chefe maior, por sinal, sua Chefe. Fogo amigo, como se diz quando gente do mesmo lado se ataca.

O estilo desse tipo de “jornalismo”, regra na imprensa empresarial brasileira, cópia do tal “jornalismo neocon americano”, é o escracho, é a esculhambação. Destemido, não vacila nos termos chulos – canalha, ladrão, pilantra, farsante são doces nos seus “comentários”, disfarçados sempre a favor de seus patrões, e que patrões! Santos, mas Santos do pau oco.

Valente na solidão de seu computador, pode enganar a manada que lhe aplaude; a mim, não. Inspirado em Azevedo, Mainardi, Jabor e no velho ex-trotskista Paulo Francis, por exemplo, se mostra para a manada como original, porém, mero copista, inclusive, no soldo.

A predileção leviana pelo particular alheio, apela a constranger até sua própria intimidade mesquinha e não é nada além de reminiscência de animal que nunca foi mocho, nem manso.      

Ainda bem que por aqui essa Al-Qaeda eletrônica, apesar do relincho, no conhecimento e na pena, está mais para Rocinante do que para os Bucéfalos que lhe inspiram.

Nenhum comentário: