sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Redução de Carga Horária de Professores Será Debatida na Assembleia do SINDCHAP



As discussões da Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha (SINDCHAP) devem girar, principalmente, em torno da conquista dos educadores de todo o Brasil com relação à Lei que assegura uma jornada de trabalho que reserve 1/3 da carga horária destinada a atividades de planejamento, estudo e outras iniciativas pedagógicas extra-classe.

A lei comemorada pelos professores pode resultar em avanços consideráveis na qualidade da educação, por outro lado, provocaria de imediato, necessidade de novas contratações e dificuldades financeira para estados e municípios, segundo alegam alguns gestores.  

O Governo do Estado do Maranhão já sinalizou que cumprirá a lei, estabelecendo que de um total de 20 horas aulas de trabalho do professor, 13,33 deverão ser cumpridos em sala de aula e 6,67 com outras atividades. Contudo, a secretaria de estado da educação lançou a proposta de pagar horas-extras para professores que aderissem à proposta, como forma de reduzir o impacto de novas contrações.

Jânio Ayres, Gestor Regional de Educação do Baixo Parnaíba, afirmou que “em consonância com o pensamento e a fala do Secretário de Educação, Pedro Fernandes, a URE de Chapadinha declara e reafirma seu amplo apoio ao cumprimento da legislação educacional e às conquistas dos educadores”, disse. 

No caso de Chapadinha, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação ainda não se pronunciaram oficialmente a respeito. Por isso, a posição da diretoria do SINDCHAP diante do cumprimento da lei, a reação da categoria dos professores e os encaminhamentos definidos na assembleia de hoje são aguardados com expectativa.

A assembleia acontece hoje, às 17 horas, na sede do Sindicato, que fica no Bairro Campo Velho, próximo à Associação da CAEMA. 

Foto: Arquivo do Chapadinha Site

Nenhum comentário: