terça-feira, 2 de abril de 2013

Educação: Vereadores Governistas Impedem Convocação de Secretário

Vereadores Governistas Votando Contra a Convocação do Secretário 


Os vereadores da base de sustentação da prefeita Ducilene Belezinha rejeitaram, na sessão de ontem, requerimento do vereador Eduardo Sá (PRTB) que pedia a convocação do secretário de educação Francejane Magalhães, para que esclarecesse se a prefeitura irá fornecer ou não  fardamento e material didático a alunos da rede municipal de ensino.

A câmara municipal impediu a convocação do secretário por 7 votos contrários e 4 favoráveis  à presença de Francejane. Os vereadores que votaram contra a ida do titular da educação foram: Marcelo Menezes (PRP), Lívia Saraiva (PTB), Irmão Carlos (PRB) Levi Murici (PRB), Raimundinha Vasconcelos (PRB), Antonio Odilon (PRB) e Toinho Marinheiro (PR). Votaram pela ido do secretário: Missicley Araújo (PR), Francisca Aguiar (PV), Samuel Nistron (PMDB) e o autor do projeto Eduardo Sá. Na bancada petista o vereador Manin Lopes se absteve e Eduardo Braga não votou porque presidia a sessão e só votaria em caso de empate.

Os vereadores Nonato Baleco (PDT) e Márcia Gomes (PV) não compareceram à sessão.

Governistas Preferem Ir ao Secretário
Apesar do compromisso firmado em pronunciamentos anteriores de não criar obstáculos para a presença de secretários e outros membros da administração, sob a alegação de que governo transparente nada teme e não deve se furtar a prestar esclarecimentos no parlamento, os vereadores que acompanham a prefeita argumentaram que era muito cedo para convocar o secretário e disseram que poderia ser criada uma comissão para ouvir Francejane antes de decidir por sua convocação.

Blindagem Total 
O vereador Eduardo Sá, em discurso, no grande expediente – depois de rejeitada a convocação – lembrou que uma comissão foi formada para debater os assuntos com o secretário e este teria viajado pra São Luís no mesmo dia. Eduardo Sá considerou a rejeição do requerimento como uma espécie de blindagem que impedirá os esclarecimentos que a população espera que a câmara faça como representante do povo. “Os pais de alunos que estão comprando fardamento e material didático, gostariam de ouvir o que o secretário teria a dizer sobre estes e outros assuntos. Espero que essa blindagem não se transforme em uma prática nesta casa”, finalizou, informando que a prefeitura já teria feito licitação do material didático desde fevereiro e nada chegou às escolas até a presente data.      



Nenhum comentário: