domingo, 28 de abril de 2013

Marcos Caldas Envolvido com Agiotagem, Diz Matéria do Jornal Pequeno



Matéria do Jornal Pequeno deste domingo, assinada pelo jornalista Oswaldo Viviane, informa que sete suspeitos de atuar como agiotas foram “grampeados” por dois meses (de maio a julho) pela Polícia Civil do Maranhão. As escutas fazem parte da investigação sobre a morte do jornalista Décio Sá e indicaria participação de pessoas influentes como Pedro Teles (filho do ex-prefeito de Barra do Corda); Eduardo DP (filho da ex-prefeita de Dom Pedro); Josinaldo “Pacovan” e Paulo Roberto Pinto Lima, o “Carioca”. 

Marcos Caldas Empresta Dinheiro a Juros
De acordo com a reportagem, “no bojo das escutas também aparecem os nomes do juiz de Caxias, Sidarta Guatama e do deputado estadual Marcos Caldas (PRB)”. A matéria do JP lembra que Marcos Caldas tem sua base política no município de Brejo e já teria sido sócio de Júnior Bolinha (um dos presos acusados de tramar a morte de Décio Sá) numa loja de revenda de carros na Avenida dos Africanos (em São Luis).

Segundo disse à polícia Patrícia Gracielli Aranha Martins, viúva do negociante de carros Fábio Brasil (assassinado em Teresina, no fim de março de 2012), “o parlamentar fazia empréstimos a juros e teria emprestado 60 mil a Fábio Brasil – um dos muitos empréstimos que o empresário morreu sem quitar”, conta a viúva.

Negócios com Gláucio Alencar  
Nos “grampos” da Operação Blogueiro, Marcos Caldas conversa várias vezes com um dos indiciados do “caso Décio” o advogado Ronaldo Ribeiro. Numa das conversas, ocorrida em 13 junho de 2012 – dia das prisões dos acusados de envolvimento no assassinato do jornalista -, Marcos Caldas fala que “tem um dinheiro com Gláucio pra receber de uma casa”.

Todos Vão Responder
Ouvido pelo Jornal Pequeno o delegado Augusto Barros, titular da SEIC (Superintendência  Estadual de Investigações Criminais) disse que “num primeiro momento, o foco investigativo é o núcleo chefiado por Gláucio Alencar e seu pai, mas a seguir todos os esquemas de agiotagem no estado serão desarticulados”, garantiu.

O delegado afirmou que “nenhum envolvido nesse tipo de crime vai poder ficar tranqüilo, pois todos vão ser presos e terão de responder  na Justiça, independentemente de serem ou não “figurões” conhecidos da sociedade maranhense” finalizou Augusto Barros. 

O deputado Marcos Caldas não foi ouvido pelo Jornal Pequeno e até o momento não se pronunciou sobre o caso.


Nenhum comentário: