domingo, 19 de maio de 2013

A Audácia do Estudante, a Internet Livre e o Desespero da Oligarquia



Ainda repercute fortemente na sociedade, o vídeo mostrando o bate boca entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) e um aluno da rede pública estadual do município de Governador Edison Lobão.

Roseana governa o Maranhão desde 1994. Com exceção de 1998 quando foi reeleita apelando para sua suposta frágil saúde, a governante sempre teve dificuldades para vencer eleições.

Blindada pela força descomunal de suas emissoras de TV, rádios e jornais espalhados pelo Maranhão afora, a governante pôde livremente renunciar a responsabilidade de governar quando confrontada com a realidade:

- Se as escolas não têm qualidade, você tem que cobrar isso dos professores – respondeu a governadora, se esquivando da responsabilidade.

Encurralada pela audácia do aluno em insistir no questionamento, a governante tenta intimidar:

- Ei, ei, ei, olha aqui. Eu quero saber qual foi sua nota do Enem.

Em outros tempos, ninguém, com exceção daquele pequeno grupo de pessoas no município de governador  Edison Lobão teria ficado sabendo da história.

Para camuflar as palavras autoritárias de Roseana, muito provavelmente, os veículos de comunicação oficiais teriam feito correr mundo afora a deturpada informação que a secretária adjunta de comunicação do estado deu como justificativa ao Jornal O Globo: “ não se trata de discussão ou bate boca, mas sim da demonstração de que há voz e espaço para todos durante os encontros com a Governadora”

Felizmente, os tempos são outros.

Em tempos de internet, de informação livre e acessível a todos, a arrogância e descaso do governo Roseana, apenas lendas urbanas espalhadas pelo povo,  foram mostradas  às claras.

Não é à toa que jornalistas patrocinados pelo grupo Sarney agiram nos últimos dias para tentar impedir que líderes da oposição usem as redes sociais.

Mas, acabou-se  o tempo em que  o grupo Sarney era a voz única nos meios de comunicação.

Do Site Maranhão da Gente

Nenhum comentário: