segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Medida do Ter Nunca Está Cheia



Do Boletim da Paróquia de Chapadinha

"A paróquia não é formada por cristãos clandestinos, vivendo sua fé na privacidade, restringindo sua vivência apenas ao interior dos templos. Embora corrompido pelas vagas de tolerância e pusilanimidade que o mundo de hoje, tão prodigamente, nos envia, sentimo-nos comprometidos com o templo do espaço social onde se joga o destino dos homens. Se assim não fosse, se ser cristão fosse só rezar levantando as mãos para o céu, era fácil demais. Não podemos viver em silêncio covarde. Deus existe e deu-nos o mandamento do amor. Para viver profundamente unidos a Ele, temos que viver comprometidamente unidos a nossos irmãos. Queremos e exigimos que nossa fé ajude a construir o Reino de Deus na cidade humana. E ninguém nos exija eterna paciência no presente à espera do que poderá vir a acontecer, por hipótese, no futuro. O Evangelho não é sedativo para sonos tranqüilos. (Também não é força guerrilheira!). Mas queremos que seja compromisso gerador de colaboração amiga para o bem de todos. 

Há anos que Chapadinha vive em certa letargia. O desastre que é ser pisado, pretensiosamente enganado... indigna. (Para não dizer: revolta-nos!). Pelo menos a mim. Mas a experiência do desprezo só é desastrosa quando desmobiliza. Se inquieta, é benéfica, porque geradora de coragem e criatividade. Não podemos estacionar no impossível. Não somos adeptos da imbecilidade. Não queremos que ninguém nos reduza a peças de uma engrenagem de enriquecer alguém, supostamente bem privilegiado. O tempo é uma escola preciosa onde temos que aprender a lição da dignidade, do dever cumprido e de uma vida saudável. Não queiram que a Igreja viva desinteressada ao lado de multidões perturbadas que transitam a seu lado. Os tempos mudaram e hoje já não é possível enganar todo o povo por todo o tempo.

Vem isto a propósito de notícias que surgem sobre o que acontece em Chapadinha. Chutam de um lado, chutam de outro e alguns acertam no gol. Há coisas que são comprovadas a olho nu. Não é preciso lupa grossa para nos apercebermos de irregularidades graves que comprometem o futuro desta terra que queremos mais bela não só no letreiro do carro de lixo, mas na realidade. Temos sido penalizados por uma maneira de governar centralizadora, oportunista e descarada. Quem governava pensava que sabia demais e dispensava a participação. Uma ou duas pessoas resumiam tudo e todos. E poucas vozes discordantes se levantaram. Talvez para ser possível perpetuar o disparate quando lá chegassem. Só que isso não vai acontecer. Não aceitamos continuar. Como está, está mal. A dissonância também é música. Mas tem que tender à afinação. Senão não há quem agüente. E, como está, prevê-se que fique cada vez pior. Amanhã pode ser tarde demais.

O grupo administrativo atual está terrivelmente desunido. E sem assessoria inteligente. Não é novidade para ninguém. Dá a idéia de um grupo de ratos a ver quem mais tira. Sabemos que a medida do ter nunca foi cheia. Uns nomeiam quem lhes apetece para garantir votos. Outros têm a “política do funil” em que tudo tem uma direção certa que é o lucro individual. E com toda a rapidez. Sem demora. Desde já.

Assim não se pode continuar, senhores! Haja quem mande e obedeça quem deve. E fora com pretensões exageradas que só estão a prejudicar. Temos que refletir duas coisas: A Prefeitura ainda não foi a leilão e, por isso, ainda não pode ser considerada propriedade privada. Uma coisa. Outra: política não dá poder. Dá energia para o conquistar. E conquista-o quem tem a maioria dos votos. Poder só vem por delegação do povo, origem do poder. E o povo não deu poder a duas pessoas. Só a uma. O resto é usurpação. Ponto final."

Nenhum comentário: