segunda-feira, 13 de maio de 2013

Calamidade na Saúde: População de Chapadinha Pede Socorro




No início do ano a primeira iniciativa da nova administração foi o fechamento de dois hospitais que eram alugados pelo município e a concentração de todo atendimento médico em um só local: o Hospital Antonio Pontes de Aguiar HAPA.
Com fechamento dos Hospitais HCC e São Francisco Chapadinha perdeu mais de 100 vagas para internações e agora conta com menos de 50 leitos para uma população de 80 mil habitantes, sem contar com moradores de outros municípios da região que recorrem ao sistema público de Saúde de Chapadinha.
Atualmente nem hospitais particulares Chapadinha possui. Depois de devolvidos aos donos, os hospitais se encontram em reforma e não têm data certa para retomar as atividades, nem a garantia de que trabalharão pelo SUS.
Além de poucos leitos o HAPA tem apenas um centro cirúrgico e procedimentos como operação de apendicite são realizados no mesmo local que cesarianas e cirurgia em crianças, sem tempo para a devida desinfecção da sala. Há relatos de pessoas que chegam em estado grave esperando término de cirurgia sem a mesma urgência.   
A emergência do HAPA – única na cidade – é um pandemônio: crianças fazendo nebulização ao lado de acidentados, baleados e esfaqueados.
A imprensa não tem acesso às dependências internas do HAPA, até mesmo a crônica policial é impedida de registrar imagens de corredores lotados e até servidores são vigiados e proibidos de reclamar das condições de trabalho. 

Na Câmara Municipal a cobrança é geral, até parlamentares da base governista relatam a precariedade da saúde pública de Chapadinha e pedem melhorias.

Neste final de semana a situação chegou ao cumulo de ontem (dia 12) vítimas de acidentes foram mandadas pra casa porque não havia leitos disponíveis. Apesar da insatisfação generalizada nenhuma medida foi tomada até agora. E a população segue pedindo socorro sem saber direito a quem. 
Hospital São Francisco Desativado Pela Prefeitura em Janeiro de 2013
HCC - Unidade Materno Infantil Fechada no Início da Gestão



Nenhum comentário: