terça-feira, 28 de maio de 2013

"Chapadinha Conta Apenas com 54 Policiais", Diz Major Edvaldo

Major Edvaldo Mesquita nos Estúdios da Mirante 

O major Edvaldo Mesquita concedeu entrevista ao programa “Direto ao Assunto”, da Mirante AM e FM, na tarde de hoje e falou da segurança pública, combate à criminalidade e sobre a situação da polícia militar de Chapadinha. Abaixo os principais pontos.

Efetivo Mínimo
O comandante da 4ª Cia de Polícia, informou que conta com cerca de 150 militares para os 18 municípios da Região do Baixo Parnaíba e apenas 54 homens trabalhando na força pública de Chapadinha.

Duas Viaturas
O major Edvaldo revelou ainda que o policiamento de Chapadinha dispõe somente de duas viaturas para atender cerca de 30 bairros da área Urbana e toda a extensão da Zona Rural do município.

Companhia Independente x Batalhão
Ao esclarecer que as Companhias Independentes são estágios preparatórios para a vinda de um Batalhão e que costumam ter em média de 200 a 300 homens, quando os batalhões poderiam chegar a ter de 400 e 500 efetivos, Edvaldo Mesquita disse que têm batalhões que contam com contingentes tão reduzidos quanto a 4ª Cia, por isso considera que um concurso público para a vinda de novos policiais antecede a expectativa da criação de um Batalhão para o município, embora Chapadinha já preencha os requisitos para tanto.

Problemas do Trânsito
Sobre os problemas do trânsito, Mesquita lembrou que a fiscalização é municipalizada e de atribuição da Guarda Municipal, mas diante das dificuldades e falta de estrutura da GCM a PM ainda assume parte das atribuições.

Drogas e PROERD
Sobre o consumo de drogas o major reconheceu a gravidade da situação, disse que – dentro das limitações – a polícia tem feito todo esforço para coibir o tráfico e citou o caso de grande apreensão realizada recentemente. Com relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que Polícia Militar vinha desenvolvendo em caráter social e preventivo, com o objetivo de prevenir o uso de drogas em escolas e foi suspenso pela nova gestão da prefeitura, o comandante disse que tem a promessa do secretário Francejane Magalhães (Educação) de que o PROERD será retomado no segundo semestre.

Estuprador

Abordando o fato mais comentado nos últimos dias: os ataques de um estuprador que estaria aterrorizando em Chapadinha, o comandante disse que a polícia já tem o retrato falado do suspeito e espera prendê-lo nos próximos dias. O Major Edvaldo alertou que a população deve chamar a polícia e evitar qualquer iniciativa ou atos de justiça por conta própria. 

Nenhum comentário: