quarta-feira, 22 de maio de 2013

Chapadinha Deveria Ter 150 Leitos e Não 44, Diz Especialista Durante Audiência Pública

Especialista Rosangela Curado 


A audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal teve duração de mais de três horas, contou com a participação de representantes de entidades e abordou diversos assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde, com destaque para a opinião da especialista Rosangela Curado de que em função da população de cidade e região, Chapadinha deveria ter entre 130 e 150 leitos e não apenas os 44 que conta atualmente.

O ponto alto da audiência foi o debate que teve a participação do público. O Blog faz um resumo do que de mais importante aconteceu.

Médicos Cubanos
O vereador Eduardo Braga (PT) perguntou o que Levi Pontes e Rosangela Curado achavam da vinda de médicos cubanos para o Brasil. Levi mostrou-se contrário à ideia ressaltando que não existe falta de médicos no País e que o problema era a má distribuição de profissionais no território nacional. Já a ex-secretária de saúde de Imperatriz se disse favorável, pois o sistema de Cuba privilegia a saúde preventiva, setor que o Brasil tem dificuldade de conseguir médicos.

Corrupção
O blogueiro Enedilson Santos fez referência a denúncias de desvios de recursos na gestão anterior e criticou a superlotação do HAPA. Para o comunicador a gestão anterior seria um câncer que fora extirpado pelo processo eleitoral, mas que no atual momento a saúde de Chapadinha estaria na UTI, devido à concentração do atendimento em um único hospital.

Secretário Ausente
O vereador Manim Lopes (PT) lamentou a falta de liberdade e apoio para o conselho de saúde e indagou à mesa se estaria de acordo com as diretrizes, o secretário passar três dias na semana desempenhando outras funções em São Luís. Rosangela disse que se o secretário tivesse uma equipe técnica eficiente se poderia assim fazer. Levi Pontes e Chico da Cohab lembraram que existem leis e portarias do SUS determinando que o gestor de saúde deve ter dedicação exclusiva.

Pouco Tempo e Desvios do Passado
Em sua fala o vereador Marcelo Manezes (PRP) voltou a citar denúncias contra a gestão anterior, declarou que agora não faltam remédios, médicos e que os pacientes contam com alimentação que antes não havia. Marcelo reiterou que em 5 meses não se poderia resolver tudo.

Mortes
Nas perguntas alguns casos específicos de óbitos foram apontados como consequência da deficiência da saúde. O médico Levi Pontes disse que não se deve particularizar ou responsabilizar ninguém porque o debate que se trava seria pela qualidade do serviço como um todo, mas a falta de preparo das equipes e a precariedade da estrutura atual configurariam, de fato, riscos para a população.

150 Leitos
Sobre a polêmica da redução de leitos a especialista Rosangela Curado foi taxativa em calcular que pelo tamanho da população a rede de atendimento de Chapadinha deveria ter entre 130 e 150 vagas e que a gestão deveria se mobilizar para ampliar os 44 leitos atuais, sob pena, inclusive – além dos riscos aos pacientes e da perda de qualidade no atendimento - de Chapadinha perder recursos federais. 



Participação do Público 

Nenhum comentário: