segunda-feira, 6 de maio de 2013

Meio Ambiente: Conferência Regional Acontece Quarta-Feira em Chapadinha



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) iniciará, esta semana, a etapa preparatória da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, com a realização de Conferências Regionais em 11 municípios, no período de 8 maio a 5 de julho.

A primeira conferência regional acontece em Chapadinha na próxima quarta-feira, dia 8, a partir de 7h30, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na BR-222, KM 04, s/nº, Boa Vista.

Os municípios que integram a Regional de Chapadinha são Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Serão debatidos pelos participantes, em todas as conferências regionais, o tema “Resíduos Sólidos” e os sub-eixos Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Em 2013 este também é o tema central da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

"A IV COEMA tem o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado do Maranhão, promovendo um amplo espaço democrático de discussão, com todos os segmentos da sociedade, visando a redução da geração dos resíduos sólidos, bem como sua destinação adequada. Esta é uma grande oportunidade de todos assumirem suas responsabilidades em prol de uma sociedade sustentável", disse o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.

A expectativa é de que as primeiras conferências regionais no Maranhão mobilizem representantes de segmentos sociais de 41 municípios (19 na regional de Chapadinha e 22 na regional de Itapecuru Mirim), entre organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos e judiciários etc.

Durante as etapas regionais serão eleitos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Os participantes elegerão 46 delegados em Chapadinha e 52 em Itapecuru Mirim. (Da Assessoria) 

Nenhum comentário: