sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sem Novas Assinaturas CPI do Lixo Empaca

Eduardo Braga (PT) Autor do Pedido de CPI

Faltando apenas uma assinatura, a denominada CPI do Lixo, que pretende investigar a compra do caminhão compactador por empresa de propriedade da prefeita Belezinha, continua impedida de começar a apurar as denúncias.

O principal argumento usado pelos vereadores para não assinar foi o de que já existem duas CPIs na casa e houve um grupo de trabalho para investigar o decreto de emergência, que não obteve resposta da prefeitura até o momento.

O líder do governo vereador Irmão Carlos (PRB) disse que o regimento interno da câmara impediria a criação de uma terceira CPI e vereadores como Manim Lopes (PT), Marcia Gomes (PR) e Francisca Aguiar (PV) levantaram a questão da falta de resposta sobre o decreto de emergência e também alegaram o regimento para não assinar. Mas a oposição contra-atacou dizendo que a responsabilidade pela falta de informações era da prefeitura e não do parlamento.   

Estilo Rouba Mais Faz?  
Alguns parlamentares ainda disseram que não importava de quem seria o caminhão compactador ou as caçambas que prestam serviço, “o importante é que estão trabalhando”, chegaram a dizer.

Regimento Não Impede Nova CPI
Citando artigo 65 do regimento interno, o presidente Nonato Baleco (PDT) disse que com a aprovação de dois terço dos vereadores uma terceira CPI poderia ser criada.

Beleco ainda lembrou que existe uma CPI funcionando (a dos Convênios do Governo Danúbia) e outra aprovada (a da “Farra dos Terrenos”), que investigaria irregularidades em aforamentos nos governo Danúbia, Magno e Isaías, mas não começou a funcionar e não seria obstáculo para nova CPI.

Vergonha
Em seu discurso o vereador Eduardo Braga (PT) lembrou os vereadores da legislatura anterior foram muito criticados por não fiscalizar o governo passado e que muitos não foram reeleitos por isso. “Essa legislatura tem que escolher qual será o seu papel na história: faremos com que o povo vá às urnas, nas próximas eleições, mostrando a cara dos 15 vereadores dizendo que nenhum é pra voltar, voltando a chamar esta casa de “câmara da vergonha”, ou faremos um esforço concentrado para dar as respostas que o povo espera da gente?”, indagou o vereador.

Enquanto não conseguir a assinatura que falta, a câmara municipal de Chapadinha encara a contradição de investigar as administrações anteriores (de Danúbia Carneiro a Isaías Fortes) e se negar a apurar sérios indícios de corrupção no atual governo Belezinha. 

Nenhum comentário: