quinta-feira, 16 de maio de 2013

Via-crúcis: Idoso Encontra Vaga no HAPA na Base da Pressão



O blog do Foguinho noticiou que o idoso Francisco Lucas da Costa, de 84 anos, que teria sido vítima de acidente vascular cerebral, dera entrada no HAPA, no último dia 14, estava acolhido no leito 21 e assistido pelo médico Roberto Roque.

A matéria ainda registra que Chico Luca, como é conhecido o idoso, fora atendido na semana anterior e mandado pra sua residência, “quarta-feira passada foi atendido e mandado para casa, mas, ontem 14, quando ele piorou o seu estado de saúde o atendimento foi feito e agora ele está sob os cuidado médicos, disse o blog, sem mencionar o motivo da não permanência do paciente.

O que a "notícia" recente também não conta é que o senhor Chico Luca só foi recebido pelo hospital depois que sua sobrinha Luana Pinto fez uma campanha no facebook clamando pelo atendimento do idoso e após a intervenção do vereador Eduardo Sá, da blogueira e professora Jane Andrade e do militante social Juvenal Neres, que foram à residência de Chico Luca, a convite da família e depois ao HAPA, pedir uma ambulância e uma vaga para o idoso.

Enquanto a sobrinha pedia ajuda na internet, Chico Luca agonizava em sua humilde casa.  

O blog teve acesso a fotos e vídeos que mostram o drama de Chico Luca. Na filmagem o filho do idoso, Manoel Costa, afirma que ele não permaneceu internado por falta de vagas, “é o jeito levar pra trás, porque aqui não tem onde fique, nem de observação ele pode ficar”, disseram no HAPA, como relatou Manoel. (Veja sequência de fotos abaixo)

Vendo o estado de seu pai se agravar e alertado para a necessidade de procurar atendimento médico, Manoel se mostrou pessimista quanto a encontrar vaga: “eles vão botar ele lá aonde? A não ser se tirar alguém do lugar e colocar ele”, disse. 

Na manhã de hoje, o blog entrou em contato com Manoel que esclareceu que seu pai não sofreu AVC, ele teve uma fratura no braço, foi mandado pra casa e só dia seguinte voltou para imobilizar a fratura. Ainda de acordo com Manoel, a família insistia na necessidade de maiores cuidados, mas o idoso não ficou internado no HAPA, seu estado se agravou e ele começou a apresentar sérios problemas respiratórios.

Ainda de acordo com o filho do senhor Chico Luca, após a internação do idoso, a família teria sido procurada por pessoas ligadas à secretaria de Saúde e por uma equipe de reportagem que passaram a lhe fazer perguntas, mas teriam desistido porque ele manteve a versão de Luana Pinto e confirmou os fatos relatados nesta matéria.  

Manoel informou, por fim, que seu pai apresenta melhora e acrescentou que se não fosse a intervenção do grupo liderado pelo vereador Eduardo Sá, o resultado poderia ter sido outro.

A via-crúcis de Chico Luca é muito mais que o drama de um ser humano jogado ao desemparo, mais do que isso, ela é um alerta que precisa ser ouvido e retrato fiel de uma situação que não pode continuar. 


Senhor Chico Luca com o braço enfaixado (foto da família) 
  
Senhor Chico já com o Braço Engessado (foto da família)  

Luana Chorando Preocupada com o Tio (foto da família) 

Manoel cuidando do pai e pedindo ajuda ao telefone (foto da família) 

Ambulância chegando após chamado de vereador e imprensa (foto da família) 

Idoso levado ao HAPA

Chico Luca Finalmente Internado (foto da família) 



Nenhum comentário: