sábado, 15 de junho de 2013

Os Deputados Chapadinhenses para 2014


Depois do posto de prefeito municipal o cargo público mais importante em disputas eleitorais – no cenário local – é o de deputado estadual. Em Chapadinha, vários pretendentes a uma cadeira na Assembleia Legislativa já começam a se articular e a disputar apoios políticos.

O blog inicia o debate sobre o quadro de prováveis candidatos em 2014 apresentando o perfil e analisando as chances de cada concorrente. Vamos lá:  

Isamara Menezes
Isamara Menezes foi sub-secretária da Casa Civil do Governo do estado, ocupa o cargo de assessora da prefeita Belezinha em Brasília, filha do ex-prefeito Isaías Fortes e esposa do atual secretário de saúde, Charles Bacelar.

Candidata mais votada em Chapadinha na eleição de 2010, Isamara deve novamente disputar as primeiras colocações aqui em nossa cidade. O apoio de Isaías e seu poder de transferência têm a tendência de lhe garantir votação importante em Chapadinha. 

O problema de Isamara é a falta de apoio político fora de Chapadinha. Sem votos fora do município a eleição de Isamara Menezes é improvável.  A depender do apoio da prefeita Belezinha e da permanência do grupo de Isaías no governo ela pode inclusive ser forçada a retirar a candidatura.  

Magno Bacelar
Ex-prefeito e deputado ocupando a vaga de Vitor Mendes (secretário de meio ambiente), Magno Bacelar anda distante de Chapadinha. Desde sua derrota nas eleições municipais do ano passado Magno só veio aparecer em Chapadinha em evento político durante a Jornada Legislativa ocorrida no último dia 11. Se não se tornar inelegível por força de contas julgadas irregulares e conseguir rearticular seu grupo, deve sair bem votado e disputar a primeira colocação.

Além da possibilidade de ficar inelegível, a maior dificuldade de Magno será a de convencer o antigo grupo a lhe acompanhar depois do abandono. Caso não tenha nome limpo para entrar na disputa, Magno Bacelar deve apoiar a ex-prefeita Danúbia Carneiro.

Aluísio Santos
Secretário de Obras e considerado o grande articulador da vitória de Belezinha, Aluísio Santos tenta se viabilizar como candidato.  

Demonstrando poder no governo municipal, Aluísio tem carta branca de Belezinha para trabalhar seu nome e a simpatia de vereadores e integrantes do governo que não rezam na cartilha de Isaías. Com força eleitoral incerta, caso não se viabilize - como rival e desafeto recíproco de Isaías - o mais provável é que Aluísio e seu grupo acompanhem o ex-deputado Paulo Neto. 

Levi Pontes
Médico, ex-secretário de saúde e único candidato a deputado estadual a declarar voto em Flávio Dino, Levi Pontes já conta com o voto de 5 vereadores, tem liderado e articulado a oposição ao governo Belezinha e trabalha para unir a chamada terceira via com os remanescentes do grupo de Magno Bacelar. Levi tem dialogado com outras lideranças de oposição na região e deve receber apoio de políticos e partidos simpáticos à candidatura de Flávio Dino no Baixo Parnaíba.

Levi acredita que o racha consolidado no grupo que elegeu Belezinha quebra a polarização entre Magno e Isaías e abre possibilidades para o surgimento de novas alternativas políticas para Chapadinha.

Paulo Neto
O ex-deputado Paulo Neto sempre teve boa votação em Chapadinha e sua eleição é tida como favas contadas. Conta com três prefeituras (Mata Roma, Anapurus e Urbano Santos) e deve receber apoio de Belezinha, caso Aluísio não saia candidato. Se tiver a máquina da prefeitura de Chapadinha pode disputar a primeira colocação também.

Pelotão Intermediário

Sem grupo político ou apoio expressivo os ex-deputados Vagner Pessoa e Talvane Hortegal também falam em candidatura. Caso se lancem mesmo, mantidas as condições atuais, ficariam como coadjuvantes num cenário que teria os cinco nomes acima como atores principais.

Um comentário:

Blog do Hipólito Cruz disse...

Caro jornalista, faltou incluir nessa lista o ex-vereador Antônio Peroba, que também vem se articulando para sair candidato a deputado estadual, inclusive já foi divilgado até em blog do Piauí ( blog do cazé, de Teresina-PI).Mais uma correção: Levi Pontes não é o único postulante a apoiar Flávio Dino em Chapadinha, pois Antônio Peroba sempre foi um aliado de primeira hora do Flávio. (Hipólito Cruz)